domingo, 6 de julho de 2008

Sacudida de experiência

Futsal: após início ruim na Série Ouro, a Bom Gosto/ATF traz de volta comando técnico vencedor e concentra experiência para figurar os oito para fase final do Estadual

(Foto: Tiago Martins/ATF)

Aos 38 anos, o ala Giba encara como garoto cada novo trabalho. Natural de Canoas, o jogador, que começou aos 16 anos na extinta Enxuta, é o mais velho e um dos mais experientes do elenco da Bom Gosto/ATF, de Tapejara, no Estadual Série Ouro deste ano. Junto com ele, outro ala, Sananduva, dão tranqüilidade a um time formado basicamente por jovens. A campanha não é boa: são apenas cinco pontos em seis jogos. Para mudar o quadro, a chegada do técnico Serginho Lacerda, anima.

Giba, que se projetou nos cinco anos que esteve na APE, de Passo Fundo, disputando duas finais estaduais e vencendo uma Copa Sul, chegou este ano à ATF. O jogador passou ainda por Atlântico de Erechim, clube onde ficou mais tempo - seis anos -, Ulbra e estava na AFF/Farroupilha, na temporada passada. "O início foi ruim, mas vamos melhorar com a chegada do Lacerda e o reforço de novos atletas." O ala, de excelente forma, ficava em quadra quase o total de minutos do jogo.

Sananduva estava na Unisul, de Tubarão, no início do ano. No ano passado esteve com Giba e Lacerda em Farroupilha. Não adaptado, acabou se transferindo para Tapejara, onde havia atuado até 2004. O ala de 29 anos passou por problemas físicos, mas está recuperado. Ele ficou fora dos dois primeiros jogos, porém esteve em quadra nas três partidas seguintes. Em 2005 esteve no Atlântico, após quase parar na APE. "Com o apoio da torcida vamos nos classificar entre os oito."

Serginho Lacerda chega com o aval de quem esteve em decisões nos últimos anos. Em 2004 foi vice da prata e em 2005 chegou ao segundo play-off da Série Ouro com a própria ATF. Em 2006 foi campeão paranaense com Pato Branco. Em 2007 também foi aos play-offs do estadual com a AFF. Este ano, estava como auxiliar de Vander Iacovino, além de dirigir os juvenis, na AFF, de Farroupilha. "Em Tapejara temos boa perspectiva. Com trabalho vamos reverter o quadro," disse o catarinense.

Para isso ele conta com a experiência de Giba e Sananduva, além do goleiro Ney, Tárcio e do fixo Joari. "Vamos atrás de alguns reforços pontuais. Nossa margem de erro é mínima. Precisamos dar uma sacudida no ânimo do grupo, que é pequeno, mas tem potencial." Entre os motivos para a volta a Tapejara, o ex-jogador de 44 anos - passou pela ATF em 1999 -, destaca a atuação da comunidade em torno do time. "Além disso, meu lugar é na quadra, cobrando e vibrando com os jogadores."

Avaliação
O grupo de doze jogadores da Bom Gosto/ATF esteve em Passo Fundo ontem para uma avaliação física no Lepx (Laboratório de Ensino e Pesquisa do Exercício) da UPF. Os professores Benhur Soares e Lilian Ribeiro vão passar ao preparador físico Cássio Sossella, um relatório com capacidades individuais dos jogadores como força, flexibilidade, potência e resistência. A partir disso são definidos treinamentos para cada grupo com objetivo final de obter uma preparação homogênea. No lepex, equipes como Horizontina, no futsal, Ypiranga, de Erechim, Gaúcho e Passo Fundo, no futebol, já fizeram avaliações. Destaque para Giba. Aos 38 anos, o ala demorou mais de 30 minutos para atingir a freqüência cardíaca limite (170 batimentos) correndo na esteira. Para os professores, o lastro fisiológico, isto é, o condicionamento do atleta motivaram o resultado.

Amistoso
A Bom Gosto/ATF venceu pelo placar de 6 a 2 a equipe de Joaçaba/SC, na terça-feira (27), em Machadinho, em um amistoso comemorativo aos 49 anos da cidade. Os gols da equipe tapejarense foram marcados por Rato (4), Brito e China. Sandro Farias, substituído por Serginho Lacerda no comando técnico, assume o cargo de supervisor de futebol e coordena as categorias de base da ATF. Mesmo sendo um amistoso, a comissão técnica valorizou a vitória em Machadinho - a equipe não marcava a três jogos pelo Estadual. O time volta a jogar pela Série Ouro dia 7 de junho, às 19h30, em Tapejara, quando recebe a forte ACBF, de Carlos Barbosa.

Histórico
A ATF participa da Série Ouro do Estadual este ano ocupando a vaga da SER Pé no Chão de Chapada. Sua última participação na primeira divisão do futsal gaúcho havia sido em 2005. Em 2006 o time manteve apenas as categorias de base e no ano passado o time optou por disputar a Série Bronze. O apoio forte da Bom Gosto este ano, além do apoio maciço da comunidade, motivaram a volta para a elite.

(matéria publicada em O Nacional no dia 30 de maio deste ano. A Bom Gosto Futsal permanece em último lugar, faltando uma rodada para o fim do turno)

Nenhum comentário:

Postar um comentário