terça-feira, 8 de julho de 2008

ON # 046 - Palco merecia evento, Falta de sorte, Que beleza!

Palco merecia evento


O Jogo da Saudade e da Solidariedade, que acontece dia 15, vai reunir novamente em Passo Fundo craques do futsal que brilharam ou ainda brilham nas quadras do Brasil e da Europa. Muitos nasceram aqui, tradicional pólo exportador de bons jogadores. Outros, atuando pela extinta Associação Passo-Fundense de Esportes, despontaram para o cenário do futsal gaúcho em nosso piso e devem o nome que carregam dentro das quadras ao sucesso que tiveram na cidade. No últimos anos, com falência do esporte no estado, muitos tem saído anônimos e virado estrelas na Itália e na Espanha.
Porém, toda essa qualidade formadora de atletas para o futsal, e fatalmente para o campo, que se deve exclusivamente ao conhecimento e trabalho de dirigentes, treinadores e professores, merecia melhor reconhecimento das autoridades. O amistoso que, além de ser beneficente, vai relembrar uma época de força do nosso esporte – foram três finais estaduais -, será disputado no Play Center do Clube Juvenil, um palco querido pela maioria que ali surgiu, mas pequeno se comparado ao gigante construído com patrimônio público e a expectativa de público que gera o grande evento.
As más condições do Teixeirinha foram apontadas pelos organizadores como o principal motivo para a recusa.

(foto: arquivo pessoal)


Falta de sorte


Um dos melhores jogadores surgidos nos últimos anos na região foi George Lucas. Nascido em Tapejara, o lateral começou no futsal mas rapidamente pode escolher para onde quisesse ir: Grêmio ou Internacional. Optou pelo primeiro: havia sido campeão brasileiro um ano antes (1996), enquanto o outro amargava final de década quando quase caiu para a B. Porém, eis que George apareceria no time principal na fase em que o Tricolor andava na corda bamba.
Honesto, porém de personalidade, o garoto não se “mixou” e apesar de não ter sequer 20 anos botava a bola embaixo do braço pra bater pênalti nas últimas rodadas da competição, assumindo responsabilidade que muitos figurões se omitiam. Foi destaque, recebeu propostas, preferiu permanecer e mesmo assim sofreu ao ser preterido dentro do clube que o criara. Mas não guarda mágoas. Teve pouca sorte no esporte que tem isso quase que como pré-requisito. Caiu com três clubes, mesmo tendo jogado pouco nos mesmos três. Ficou dez meses parado parado após lesão que seria recuperável em cinco. Lamenta, mas não abaixa a cabeça. Tem apenas 24 anos e uma carreira ainda promissora no velho continente.

(foto: marcelo alexandre becker/on)


Que beleza!


No espaço “youtubeano” dessa semana, os melhores momentos de um dos maiores narradores futebolísticos do Brasil: Milton Leite. O jornalista de 49 anos é famoso pelos bordões “Que beleza” e “A batida”. Atualmente trabalha no canal SporTV. Uma curiosidade: Milton foi o narrador oficial do simulador de futebol da EA Sports, Fifa, durante sete anos.
No vídeo você confere alguns lances bisonhos narrados com o devido sarcasmo de Milton Leite, corintiano confesso. Sugiro ainda links relacionados, como o de uma jogada bizarra do lateral Paulo Sérgio, Grêmio, quando atuava pelo Palmeiras, e da discussão que o narrador teve com o “manager” Wanderley Luxemburgo, no programa Arena SporTV.



(foto: divulgação)

Um comentário:

  1. Esse cara é fera!
    Lembro dele quando jogava o Fifa hehe!

    Sucesso Paulo!
    abraço

    ResponderExcluir