quinta-feira, 10 de julho de 2008

Aventura nas arábias

Futebol: Ernestina conta como foram suas duas temporadas nos Emirados Árabes Unidos


Depois de duas temporadas nos Emirados Árabes Unidos, a primeira jogando pelo Hatta Club, onde foi artilheiro com 32 gols, na campanha em que o time foi vice-campeão e conquistou o acesso para a primeira divisão, e a segunda no Dibba Al Assain, também da segunda divisão, o atacante Erenestina, de 34 anos, que começou no Esporte Clube Passo Fundo - e que também já jogou em Honk Kong - passa férias em Passo Fundo, enquanto aguarda por novo contrato, provavelmente de novo nas terras do Oriente Médio.

A primeira temporada

Ernestina transferiu-se para o Hatta Club, nos Emirados Árabes, na temporada 2006/07. Segundo contou o jogador, a adaptação foi bastante rápida, uma vez que já vinha atuando no futebol internacional. A principal dificuldade de Ernestina no exterior foi o forte calor do deserto. "O calor é muito forte, durante o dia não temos como ficar em algum lugar sem ar-condicionado, tanto que os treinamentos e jogos são apenas à noite." A primeira temporada do atacante nos Emirados Árabes foi muito boa. Ao lado do ex-santista Jerry, Ernestina conduziu o Hatta Club para a primeira divisão. "Minha primeira temporada foi muito boa, marquei 32 gols, fui artilheiro e conseguimos o vice-campeonato." Depois de tanto sucesso no clube, Ernestina disse que buscou a renovação de contrato de acordo com o desempenho que teve dentro de campo. "Lá os contratos geralmente são por apenas uma temporada. Como fui destaque na competição, busquei melhorar minha condição, mas não entramos em um acordo", disse o atleta que então se transferiu para o Dibba Al Assain.

Segunda temporada

Em sua segunda temporada nos Emirados Árabes Unidos, Ernestina foi contratado pelo Dibba Al Assain, também da segunda divisão. "A valorização que eu buscava no Hatta Club em termos financeiros, eu encontrei no Dibba Al Assain." Mas, embora tenha conseguido um melhor contrato, Ernestina não conseguiu manter o nível do futebol que jogou em seu ano de estréia nos Emirados Árabes. Segundo ele, a constante troca de técnicos e jogadores acabaram influenciando a campanha do time, que não conseguiu a esperada vaga para atingir a elite do futebol árabe. "O futebol é igual no mundo todo. Lá, tivemos quatro técnicos diferentes em uma temporada, e eu acredito que por isso o time não conseguiu acertar." Ernestina contou que com a fraca campanha o elenco todo do clube será alterado. O Dibba Al Assain ficou na quarta colocação, sendo que apenas dois times subiam. "Essa segunda temporada foi mais difícil pra mim dentro do campo, pois só tinha eu de brasileiro no time. Meu companheiro de ataque era um africano, que tem como característica a velocidade, porém não é muito técnico."
Ernestina disse que na temporada 2006/07, quando jogava com o ex-santista Jerry ao seu lado no ataque do Hatta Club, a vida era mais fácil. "O Jerry é um grande jogador. Jogar com ele foi muito bom, marquei muitos gols e subimos o Hatta Club para a primeira divisão", concluiu.

Futuro


Ernestina informou ainda que pretende seguir atuando em algum clube dos Emirados Árabes Unidos, e até já recebeu propostas de dois clubes. "Estou conversando com meu empresário para ficar por lá mesmo. Representantes de dois clubes já me ligaram, mas não acertei nada ainda."
Apesar do desejo de ficar nos Emirados, o jogador, que já jogou dois anos no futebol chinês, não descarta a possibilidade de se transferir para outro país. "Tenho facilidade em me adaptar a qualquer lugar, então, vou analisar o que for melhor pra mim."

(Fotos: Arquivo Pessoal)
(reportagem por Paulo Roberto D'Agustini e Marcelo Alexandre Becker)

Nenhum comentário:

Postar um comentário