quinta-feira, 16 de abril de 2009

ON # 083 - Conexão Lille-Passo Fundo; Turma nova; Última semana; Boleiras

Conexão Lille-Passo Fundo


No final de semana recebi um e-mail de uma jornalista esportiva francesa de Nord-Pas-de-Calais, região administrativa no extremo norte da França, na divisa com a Bélgica. Gaëlle Laurent, do jornal Nord Éclair, em um quase perfeito português, pedia informações da imagem no Brasil do jogador Michel Bastos, desde 2006 no Lille Olympique Sporting Club, da primeira divisão francesa.

Michel, que saiu das categorias de base do Pelotas e profissionalizou-se no Feyenoord holandês, começou a curta trajetória no futebol brasileiro no Atlético Paranaense, de onde saiu por empréstimo para o Grêmio, na fatídica temporada do rebaixamento tricolor em 2004. Na temporada seguinte foi destaque no Figueirense, na sequência transferindo-se para o continente europeu.

Titular inconteste dos Les Dogues, infelizmente Michel tem pouca repercussão no país de origem. Na temporada 2006/07 levou o time francês às oitavas-de-final da Liga dos Campeões, eliminado pelo Manchester United. Com a Ligue 1 sendo transmitida pelo SporTV, o "ex-lateral-esquerdo" tem sido acompanhado inclusive pelo técnico Dunga, mesmo com o fim parecido que enfrentam os brasileiros da posição no Velho Continente. Como tem habilidade e pouco poder de marcação, acabam sendo deslocados para segunda linha do campo ou até mesmo como pontas ofensivos, caso do próprio Michel Bastos e de tantos outros como Mancini, do Internazionale, e Adriano Correia, do Sevilla.

Aliás, tese interessante sobre o assunto - a problemática das laterais brasileiras -, traz o artigo de Mauricio Vargas, no site Olheiros.net - confira em http://www.olheiros.net/artigo.aspx?id=877.

O artigo de Gaëlle sobre Michel Bastos, com a participação de jornalistas gaúchos, está no http://www.nordeclair.fr/Sports/Football/2009/04/12/bastos-prophete-en-son-pays.shtml.

(foto: divulgação)


Turma nova

Enfim, as eleições no Esporte Clube Passo Fundo vão ser novamente marcadas. Se vão sair, só os dirigentes sabem. Enquanto isso o clube, que mantém em funcionamento apenas escolinha para crianças, é comandado por uma comissão diretiva provisória formada por cinco conselheiros.

A informação da publicação do edital de convocação para a eleição da nova diretoria, que deve sair nesta quarta-feira, foi feita pelo presidente do conselho deliberativo tricolor, Alberto Poltronieri, à Rádio Planalto, na quinta-feira (9). Segundo Poltronieri, como é preciso no mínimo dez dias entre a publicação do edital e a realização do pleito, a eleição deve ser marcada para o dia 27.

Ainda conforme o conselheiro, a possibilidade de que haja chapa única é de 90%. Isso confirma o sucesso dos dirigentes na unificação das forças em torno do Passo Fundo, já que na véspera da última data marcada para as eleições, a existência de uma chapa de oposição provocou certo temor.

Falando à Rádio Planalto, Poltronieri disse: "Existe uma turma nova que está voltando ao clube".


Última semana

As inscrições para a 2ª Copa Comercial Zaffari/Gatorade de futsal estudantil encerram na próxima segunda-feira (20). Por isso, corra para juntar seus colegas, monte sua equipe e vista a camiseta da sua escola! O regulamento e a ficha de inscrição da competição para estudantes do 3º ano do ensino médio da região você encontra no site de O Nacional - www.onacional.com.br.

A 2ª edição da copa, uma parceria entre a 99UPF Passo Fundo, 90UPF Carazinho, UPFTV e ON, promete esquentar as quadras da região com o melhor futsal da categoria. A competição será disputada em duas fases. A primeira, em maio, acontece em Passo Fundo (ginásio da FEFF/UPF), Marau (Municipal) e Carazinho (Acapesu), de onde vão sair dois classificados de cada para disputa da fase final, que acontece em junho, em Passo Fundo. Os campeões levam troféu, medalhas e um terno de camisas personalizado da Squema Sports. Mais informações pelo telefone 3045 8300.


Boleiras

Não perca na semana que vem: Joanna Taylor, a 29ª mulher de jogador mais sexy do planeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário