segunda-feira, 5 de maio de 2008

ON # 037 - Arrasador. E a touca?; Bastidores do Colosso da Lagoa: Charuto, Turrão, Banner e Trapos; Brasileiro de Xadrez

Arrasador. E a touca?


O Internacional conquista seu 38º título gaúcho (o Grêmio fica com três a menos) com o mérito de ter sido nem o melhor, nem o pior, mas o mais efetivo time do campeonato. Tem Alex, o melhor jogador em atividade no Brasil, Guiñazú, volante espetacular, o decisivo capitão Fernandão e um dos melhores elencos do país. Um sistema de jogo eficiente chamado de "carrossel", e até de "bergamota mecânica", onde todos defendem e atacam. Sistema esse que só havia falhado ante o Juventude, a velha touca. Três jogos e três derrotas. Um distúrbio psicológico que parte dos próprios jogadores, no pré-jogo, durante as entrevistas: "dessa 'vez' acabamos com a touca". Esquecem das diferenças técnicas evidentes entre os dois. Aí vai lá o Ju e faz "Copa do Mundo". Mas a farra acabou neste domingo com uma arrasadora goleada e a força de mais de 50 mil. E o Ju, acoado, provou do próprio veneno.

(Fotos: Jefferson Bernardes/VIPCOMM)


Bastidores do Colosso da Lagoa

Charuto

O médico do Grêmio, Alarico Endres, fumava um vistoso charuto, digno de dar inveja aos cohibas de Fidel, no banco de reservas do gramado em Erechim, antes do início do amistoso entre Ypiranga e Grêmio, quinta-feira (1º). Nem o vice de futebol, André Krieger, que concedia entrevista a beira do campo, suportou: "Pô Alarico, apaga esse troço fedido!" Ordens do novo chefe atendidas.

Turrão


O técnico gremista, que se apresentou "um novo Roth", mais "light", na sua terceira passagem pelo clube, depois das desclassificações no Gauchão (segunda-fase) e na Copa do Brasil (segunda fase), voltou a ser "o velho Roth" de sempre. Rebateu perguntas, ironizou, ficou na defensiva, tal qual o time em campo: "a cara de Roth".

Banner

A coletiva após vitória por 3 a 0, construída no segundo tempo, seria realizada no túnel que dá acesso ao campo. Eis o banner da assessoria gremista afixado na parede some. Um radialista de Porto Alegre logo dispara: "no interior é assim..." Preconceito hein!

Trapos


A Geral do Grêmio da região, especialmente de Passo Fundo, mostrou sua criatividade nas arquibancadas. Os trapos, como são chamados pela torcida gremista, exibiam mensagens como Força e Honra (alusão ao filme "Gladiador") e até uma perigosa "Diga não ao fair play". Até um, agora tradicional, "Volta Jardel" apareceu (em tempo, o centroavante afirmou que aceitaria um contrato de risco).


(Fotos: Marcelo Alexandre Becker/ON)


Brasileiro de Xadrez

Há a possibilidade de Passo Fundo sediar o Brasileiro de Xadrez em dezembro. A indicação partiu da própria Confederação depois da realização do match internacional entre Mequinho e o isralense Alon Greenfeld. Segundo o médico anestesista Juarez Missel, promotor do match, a entidade elogiou a divulgação e a hospedagem - os enxadristas foram considerados hóspedes oficiais do município. O Brasileiro reúne os 12 melhores do país, que se enfrentam entre si em 12 dias. Eles são selecionados através de seletiva e ranking internacional. A premiação total chega a R$ 15 mil. Mequinho não participa desde 1967, quando levou o título, então com 15 anos. Atualmente quatro enxadristas brasileiros têm maior ranking que o gaúcho. Conforme Missel, começa agora a busca por parceiros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário