segunda-feira, 26 de maio de 2008

Ele continua jogando bonito

Juscemar Borilli: dois anos depois de ter vencido o Joga Bonito, programa de TV da Nike que selecionou um entre 4.400 atletas, o garoto de Tapejara segue carreira na Europa


Desde cedo, Juscemar teve que enfrentar grandes desafios. Nem tanto pela estatura, compensada pela técnica apurada, mais pelo sonho de se tornar jogador de futebol em um país em que 11 em casa dez meninos têm esse objetivo. Vindo de Tapejara, o garoto jogava pelo Genoma Colorado de Passo Fundo, escolinhas criadas no interior com o apoio do Internacional, que funcionavam como peneira. Em março de 2006, surgiu a oportunidade de participar do Joga Bonito, programa de TV, com formato da Nike e transmitido pela Bandeirantes, que selecionava um garoto para se tornar jogador de futebol. Antes de ir para o programa, Juscemar havia feito testes no Internacional.

Joga Bonito

"O Joga Bonito foi a coisa mais importante que aconteceu na minha vida," diz o garoto. Foram 17 mil jovens inscritos. Desses, 4,4 mil foram a São Paulo para uma avaliação. Desses saíram 70, mais tarde reduzidos a 24, que passaram por avaliações no centro de treinamento de Jarinu (SP). Entre os avaliadores, feras como Wanderley Luxemburgo, Careca, Júnior e Lucho Nizo, técnico da seleção brasileira sub-17. "Fui tranqüilo, vi toda aquela gente, sabia que era difícil conseguir. Entrei no Pacaembu - nunca tinha estado num estádio grande - e fiquei até meio nervoso, mas deu tudo certo. Tudo aconteceu naturalmente. Sempre treinei bastante, a oportunidade veio e consegui aproveitar."

No roteiro da conquista, Juscemar bateu bola com Adriano Imperador, ganhou seis meses de contrato no sub-17 do Corinthians e podia escolher entre fazer estágio na Inter de Milão ou na Juventus da Itália. Mas pensando na carreira, foi direto para a Europa. O garoto abdicou do contrato com o Corinthians e, na metade daquele ano, já treinava no homônimo italiano do Inter: a Internazionale.

O prêmio do Joga Bonito previa 15 dias de estágio no clube italiano, entretanto Juscemar acabou ficando três meses entre os juvenis. Nesse tempo, devido à origem italiana, tentou obter cidadania. Giuseppe Baresi, ex-jogador e coordenador das categorias de base da Inter, irmão do ex-capitão da seleção italiana, Franco Baresi, queria manter o garoto, mas o clube exigia o passaporte comunitário.

Holanda


Nesse meio tempo, um empresário holandês ofereceu a Juscemar uma oportunidade no Ajax da Holanda, que tem forte trabalho nas categorias de base. O empresário também é procurador do zagueiro Stam, do próprio Ajax, e do atacante Kluivert, do Lille da França. Com a ajuda do empresário, o garoto obteve a cidadania e ficou por dois meses treinando entre o elenco juvenil e equipe B do time holandês. Porém não ouve acerto contratual e Juscemar acabou indo para o Zwolle, da segunda divisão. Lá, disputou cinco partidas pela equipe principal e marcou um gol, o do empate na estréia do time, que pode ser visto no http://br.youtube.com/watch?v=F7pw9gET1Nc.

"Se analisarmos, seria melhor ele ter ficado na Inter. Mas não íamos prejudicar o empresário que havia nos ajudado a conseguir o passaporte. Depois, seria melhor termos ficado no Ajax. Mas estar em um país em que a língua não ajuda e depois de o empresário estar dando toda estrutura para nós. Não poderíamos ter dito não. Fomos na confiança para o Zwolle," explicou Valnei Rosanelli, que cuida do garoto. Juscemar perdeu o pai muito jovem. Sua mãe mora em Tapejara e seu irmão, de 13 anos, está louco para jogar na Europa. "Sou como um pai para o Juscemar. Se você não tem alguém te apoiando, você desiste. Muitos acabam voltando," finalizou o ex-técnico de categorias de base.

Itália

Eles não se arrependem de terem saído do clube italiano, que tem pouco histórico de utilização da base. "Todos que treinavam com o Juscemar foram embora. Como o clube tem dinheiro compra jogadores prontos. Outra diferença é que no Brasil a maioria dos garotos é de origem humilde, enquanto que lá eram de classe média, o futebol não é uma oportunidade para eles," conta Valnei.

"O campeonato holandês para início é muito bom. Se ele ficasse na Inter, não teria aprendido 50%," comentou ainda Valnei. "O futebol lá é muito pegado. Assemelha-se ao inglês, é mais duro que na Itália. A partida é muito corrida. Foi bom, porque peguei muita experiência," explicou Juscemar. O Zwolle acabou em terceiro, mas não obteve o acesso para a primeira divisão. "É um clube que está investindo bastante. Tem um novo CT e gastou 5 milhões de euros em reformas no estádio," conta Valnei.

Durante a temporada que passou no Zwolle, da segunda divisão holandesa, Juscemar, jogou um torneio na Itália pela equipe B do clube. "Jogamos contra a Cremonese e surgiu o convite para fazer um teste lá." Aprovado, o garoto assinou por três anos com o time da cidade de Cremona, na Itália, que ficou em 2º na C1, espécie de terceira divisão regional. Atualmente o Cremonese disputa as semifinais dos play-offs de acesso contra o Foggia. "Na Itália a vitrine é um pouco maior. Quem sabe ele pode ir às seleções italianas menores," explica Valnei Rosaneli, que cuida do garoto na Europa. "O clube está se reestruturando após ter caído da série A devido a problemas financeiros do antigo dono. O plano da diretoria é seguir os passos do Napoli."

Amizades


Do mundo glamouroso do futebol europeu, Juscemar guarda boas lembranças. No Ájax, treinou com o ídolo Edgar Davids (foto), volante holandês. "Estava no treino. De repente vi aquele jogador de óculos amarelos... Era ele. Como falo um pouco de italiano e ele também, puxei conversa. Ele foi muito bacana, perguntou se estava bem e me desejou sorte." O garoto é amigo do atacante Ricardo Oliveira, atualmente no Real Zaragoza. "Quando ele foi para o Milan, fomos visitá-lo no Milanello [centro de treinamento do clube italiano], assistimos ao treino, depois fomos para a casa dele."

Mas a adaptação aos costumes do velho continente foram difíceis no começo. "Na Holanda, o problema era a língua e a comida. Como todo mundo fala inglês, com o pouco que a gente sabe dá para se virar. Ao meio-dia acabava o treino. Em uma mesa cada jogador fazia um sanduíche, depois tinha frutas, e só... Não tinha almoço. Em todo lugar era assim. Depois, lá pelas 17h, o pessoal jantava, quando abriam os restaurantes. O frio dificultou um pouco, mas nada que a gente não tenha sentido aqui no Sul, até porque lá eles tem estrutura para suportar isso," explicaram Juscemar e Valnei.

Mesmo assim a jovem promessa não pensa em atuar no Brasil tão cedo. "Por enquanto pretendo fazer minha carreira lá. Seria muito bom jogar em um time grande aqui. Quem sabe no Grêmio, meu time do coração, mas isso seria mais para a frente," confessa. O mesmo pode ser dito sobre seleção. "Se houvesse oportunidade de vestir a camisa da Itália, aceitaria. No Brasil há muita concorrência," confessa Juscemar Borilli, que possui dupla cidadania.

Estilo


Habilidoso, Juscemar, no Brasil, era escalado como meia-criativo. Na Europa a história foi outra. "Fui para a ponta. Foi uma mudança grande. Quando cheguei, perdia muitas bolas no meio. Queria carregar mas lá você tem que tocar rápido e driblar só na frente da área. Meu jogo se tornou mais veloz," garantiu. O técnico do Zwolle, Jan Everse, ex-jogador do Ajax, foi quem percebeu o potencial do garoto na frente. "Ele resolveu apostar na minha velocidade e deu certo," comentou. "O Juscemar tem muita força de vontade. Essa é sua principal característica. Além de ser muito disciplinado e focado naquilo que quer: fazer carreira como jogador," explicou Valnei Rosaneli.

Juscemar Borilli tem um pré-contrato com a Cremonese. Em julho assina em definitivo. De acordo com Valnei, o empresário italiano que cuida da negociação, ele estima que a multa rescisória será avaliada em 2 milhões de euros. Ainda segundo Rosaneli, no contrato deverão constar cláusulas que premiam o jogador conforme seu desenvolvimento, além de prêmios e bonificações.

Apesar de ter conhecido Adriano, Ricardo Oliveira e Davids, Juscemar confessa sua admiração por Ronaldinho Gaúcho, ao mesmo tempo que lamenta a atual fase do craque dentuço. Atualmente, quem atrai as atenções do garoto é o português Cristiano Ronaldo, atacante do Manchester United, campeão da Liga dos Campeões da Europa.

Ficha técnica
Nome: Juscemar Borilli
Idade: 18 anos (12/01/1990)
Natural: Tapejara
Altura: 1,75 m Peso: 70 kg
Posição: atacante (destro)
Clubes: Internazionale/ITA, Ajax/HOL, Zwolle/HOL, Cremonese/ITA
Características: velocidade, técnica e visão de jogo

(Fotos: Arquivo Pessoal/JB)

11 comentários:

  1. boa matéria!!
    apenas faça a correção na data de nascimento do juscemar: ao invés do ano ser 1980, troque por 1990.
    abraço!
    piti

    ResponderExcluir
  2. Valeu Piti, corrigido
    Inclusive pela pauta de hoje
    Abs

    ResponderExcluir
  3. o jusce merece mt mais ......
    ...é uma preciosidade pouco explorada ..e tbm deve vir para o brasil ....>>pq consegue ir para a seleção, concerteza. não é fácil, mais ele é o cara .

    ResponderExcluir
  4. É esse mlk é bom mesmu, acho ki vai ter uma bela carreira pela frente..isso é claro se manter pés nos chão!

    ResponderExcluir
  5. eu adoro o jusce ele é lindo e joga muitoOOOOOOO!!!!

    ResponderExcluir
  6. então, gostaria do msn dele !
    UASISAUIASAUISUASI'

    ResponderExcluir
  7. e aí pego o MSN dele??? se não, te psso o meu. Ass: Walacemmm

    ResponderExcluir
  8. Bah cara....sei mto bem oq o jusce passou, eramos colegas, tava sempre na ksa dele. Foi um choque mto grande pra td mundo qndo perdeu seu pai i sua irmã :S
    mas ele merece td isso q ta acontecendo com ele, garanto q vai se dar mto bem na vida profissional
    era mto incentivado pelo juscelino (pai dele), pena q ele n esta aki agora pra ver isso

    Sucesso Jusce =D
    teus amigos estão aki em Taps torcendo por vc

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  10. "O Jusce jogaa msm pra CASSETE ... Eu e minha família estávamoos torcendoo por eli e ainda continuamos torcendo pela sua humildade e pelo futebool q ele joga ...O carah é 1000 !!!! *-* Esperamoos ele na Seleção ...shuashuashuashu Vlw =D Rio Grande do Sul E Sapucaia estão cntg meo velhoo... mto SUCESOO !!!!!!"

    ResponderExcluir
  11. Gente,acompanhei o Joga Bonito na época(2006)e com certeza o Juscemar é mto talentoso,mas por onde ele anda??
    Não tive mais noticias...gostaria de saber !

    ResponderExcluir