segunda-feira, 19 de maio de 2008

ON # 039 - "A mais bonita capa de jornal do mundo!"; Bárbaros russos; Amostra grátis

Colaboração: Marcelo Alexandre Becker/ON

"A mais bonita capa de jornal do mundo!"


Na semana passada o Sport Club Gaúcho voltou a ser pauta em razão da passagem dos seus 90 anos de fundação. Espiando dez anos atrás, na edição de O Nacional da mesma data em 1998, encontramos uma situação parecida com a de hoje: o departamento de futebol profissional desativado e a manutenção de escolinhas, incluindo a expectativa de uma parceria com o São Paulo Futebol Clube. Hoje, diferente de ontem, a escolinha conta apenas com o nome "Gaúcho" e o estádio Wolmar Salton está destruído. Até existe a iminência de sua retomada.
Mas há quem diga que o maior patrimônio do clube é sua torcida: apaixonada e fiel. Um exemplo disso é o registro de uma foto na página pessoal do site de relacionamentos Orkut do leitor Volmar Godinho: nela está a reprodução da capa de ON do dia 8 de novembro de 2004, segunda-feira após a vitória e classificação do Gaúcho a final da Copa RS daquele ano, em cima do Internacional, 1 x 0. Abaixo uma frase de Volmar: "A mais bonita capa de jornal do mundo!" O torcedor faz parte da comunidade do clube, que conta com mais de 700 integrantes. Através de fóruns eles comentam a atual situação e relembram as glórias do passado.

(Foto: Reprodução)


Bárbaros russos


Logo após a vitória do Zenit São Petesburgo, da Rússia, sobre o Glasgow Rangers, da Escócia, na final da Copa da Uefa da última semana, torcedores russos invadiram o gramado para comemorar a façanha do clube. Faz parte da festa. Mas antes da partida, a polícia inglesa (a final foi em Manchester) havia contabilizado seis pessoas feridas e um escocês esfaqueado.
Mas a zebra russa, apesar do futebol bonito que surpreendeu positivamente, conta com torcedores piores que os capazes de esfaquear uma pessoa (acreditem!). O técnico da equipe, o holandês Dick Advocaat, treinador da seleção do seu país na Copa de 94, foi impedido de contratar jogadores negros. Tudo porque a torcida não toleraria tais reforços - é o único clube da Rússia que não conta com jogadores de pele negra. O máximo de estrangeiros no time são dois sul-coreanos, um argentino e um turco. O resto são nacionais ou do leste europeu. Em alguns jogos é possível ver torcedores do Zenit com capuzes da KKK (Ku Klux Klan), organização racista norte-americana que apoiava a supremacia branca, além de torturar e matar negros no sul dos EUA. O belo futebol perdeu toda graça.

(Foto: Divulgação)


Amostra grátis

Inaugurando espaço "youtubeano" na coluna, indico pequena amostra de habilidade do atual e do futuro melhores jogadores do mundo: Cristiano Ronaldo e Alexandre Pato batem bola num estúdio onde estão sendo captadas imagens para a versão 2008 do sucesso do vídeo game, Pro Evolution Soccer. Detalhe: Pato vestia calça jeans durante a brincadeira.

Confira: http://br.youtube.com/watch?v=QUxjETGdPdA

Nenhum comentário:

Postar um comentário