segunda-feira, 2 de março de 2009

O nosso Ronaldinho Gaúcho

Nota do editor: volto a publicar minhas melhores reportagens produzidas em O Nacional. Aproveitem! Grande abraço!


Freestyle: passo-fundense Jean Pedro de Quadros representa o RS no Brasileiro em Recife


Habilidade e malabarismos com a bola deixaram de ser meros caprichos dos ídolos dos gramados. Uma nova vertente do esporte chega hoje ao Recife com o Red Bull Street Style, primeiro brasileiro de futebol estilo livre, disputado no Marco Zero, a partir das 19h. O sucesso no freestyle, como também é conhecido, não depende da bola na rede, mas da criatividade e estilo no trato com a bola.

As regras são simples. Cada batalha tem três minutos e flui no ritmo das batidas escolhidas por um DJ. Dois competidores ocupam o palco, alternando performances em turnos de 20 segundos com a bola, que então é passada para o adversário. Zerado o cronômetro, uma comissão de jurados composta por três referências do futebol elege o campeão, aquele que demonstrar a melhor técnica e criatividade.

O furacão Jairzinho, o radialista Léo Medrado e o atacante Carlinhos Bala serão os responsáveis pela eleição do vencedor de cada duelo. Será a primeira vez que uma competição desse tipo será realizada no Brasil. O esporte, que cresce com a massificação dos vídeos caseiros, também ganha uma final mundial, em que o campeão brasileiro representa o Brasil contra atletas de 45 países, em novembro, em São Paulo.

Gaúcho na parada


O passo-fundense Jean Pedro de Quadros, 19 anos, será o único representante do estado. Ele conquistou a vaga após seu vídeo ter sido escolhido entre quase 200 enviados à Red Bull. "Comecei a treinar há dois anos e participo de um site em que o pessoal que pratica o esporte troca idéias e fica sabendo sobre os campeonatos," conta.

O praticante conheceu a modalidade da forma pela qual o esporte mais se difunde. "Recebi um vídeo do Soufiane Touzani, o mestre do freestyle, o cara que começou tudo. Achei legal e quis tentar fazer o mesmo. Comecei a treinar e deu certo," explicou o passo-fundense, que há um ano cursa Medicina Veterinária em Pelotas.
"O esporte pode ser praticado em qualquer lugar plano. Hoje treino na garagem de um amigo ou na frente de um mercado. Em Passo Fundo, treinava no estacionamento do Bourbon. É bacana, junta um pessoal pra te olhar," conta. "Tem as manobras básicas, intermediárias e avançadas, mas vale a criatividade. É o que conta," explica Jean, que passou pelas categorias de base do Gaúcho e do Atlético/PR.

Sobre a competição, o freestyler quer surpreender os jurados: "Vou dançar break com a bola," planeja. Porém ele diz correr por fora na briga pelo título. "São quatro favoritos: Murilo, Pedro, Saimon e Luigi, que treinam há mais tempo e já foram para a Europa praticar, mas, na hora, qualquer um pode ganhar," considera.

Considerando o melhor do mundo no futebol livre, o norueguês Palle, é também o ídolo do passo-fundense. "O Brasil é o país do futebol, mas no freestyle estamos bem atrás da Europa. Lá os praticantes têm o esporte como profissão," explica. No futebol as referências não seriam outras: "o Ronaldinho Gaúcho e o Falcão."


Red Bull Street Style

Fernando Carvalho "Pitt" (Rio de Janeiro/RJ)
Kevin Siqueira (São Paulo/SP)
Eduardo "Keystyle" Gushiken (São Paulo/SP)
José "Ricard.O" Fernandes (Guarujá/SP)
Murilo David Pitol (Vitória/ES)
Pedro Soares (Salvador/BA)
Saimon Avelino (São José do Rio Preto/SP)
Jonathas Teles (Rio de Janeiro/RJ)
Andrey Rotter "Parrudo" (Ponta Grossa/PR)
João Fernandes "JF" (Fortaleza/CE)
Breno Cavalcante (Belém/PA)
Lucas Lemos (Campo Grande/MS)
Diego "Freestyle" Castro (São Paulo/SP)
Pedro Henrique "Pedrinho" (Recife/PE)
Luigi Prado (Guarapari/ES)
Jean Pedro de Quadros (Passo Fundo/RS)


(fotos: Divulgação)


Reportagem publicada na edição de O Nacional do dia 17 de outubro de 2008


Nota do editor: Veja como o passo-fundense se saiu no Recife


Um algoz parrudo...

Freestyle: passo-fundense fica no primeiro duelo do Brasileiro no Recife


Diante de 5 mil pessoas, o capixaba Murilo Pitol, 17 anos, foi o campeão da final nacional do Red Bull Street Style, na noite de sexta-feira, no Marco Zero do Recife. Com a vitória no duelo contra o anfitrião Pedro Henrique, o Pedrinho, Murilo faturou a cobiçada vaga para representar o Brasil no primeiro campeonato mundial de futebol estilo livre, dias 17 e 18 de novembro, em São Paulo. O carioca Fernando "Piti" foi o terceiro. A competição reuniu atletas de dez estados medindo forças em batalhas homem a homem, de 3 minutos, pelo maior estilo, criatividade e controle de bola.

Entre os 16 freestylers, um único gaúcho, o passo-fundense Jean Pedro de Quadros, 19 anos. Mas o sorteio das chaves colocou-o logo na primeira rodada de frente com Andrey "Parrudo", de Ponta Grossa, no Paraná, que levou os três votos da comissão de jurados e avançou para a fase seguinte.


Classificação

1º Murilo (Vitória/ES)
2º Pedrinho (Recife/PE)
3º Piti (Rio de Janeiro/RJ)


(Foto: Marcelo Maragni/Red Bull Photofiles)

Legenda
Jean Pedro (com a bola) sob o olhar atento de Jairzinho, Léo Medrado e Carlinhos Bala (ao fundo)


Reportagem publicada na edição de O Nacional do dia 21 de outubro de 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário