sexta-feira, 13 de março de 2009

Elas salvam nossa pátria

Futsal: time feminino amador honra a tradição da cidade no esporte em competição estadual


Foi-se o tempo em que a cidade se orgulhava de ter um futsal forte, imbatível no caldeirão do ginásio Capinguí, campeão da Copa Abertura e três vezes vice da Série Ouro do Estadual, sempre com a Associação Passo-Fundense de Esportes. Desativada por falta de patrocínio, a modalidade em Passo Fundo sofre com a mesma crise que abate o estado. Porém continuamos revelando jovens promessas nas categorias de base e até mesmo em competições amadoras do esporte.


Um dos exemplos é a Mecânica SC/Pés Calçados/Braga Seguros. O nome é grande, mas proporcional ao desempenho das meninas. Sim, trata-se de uma equipe feminina de futsal. Porém, mesmo patrocinadas, elas ainda pagam do próprio bolso para jogar.

Vice-campeonato


Amadoras, as meninas treinam apenas uma vez por semana, no ainda pouco utilizado ginásio Teixeirinha. Porém os resultados são expressivos. No ano passado, foram vice-campeãs da 4ª Taça Gaúcha de Futsal, realizada pela Liga Gaúcha de Futsal. Tendo como técnico, o organizador do time Sebastião Corrêa, as passo-fundenses encararam uma equipe de Canoas, que tinha no elenco quatro meninas da seleção brasileira, na final. No jogo de ida, em Passo Fundo, golearam por 4 a 1. Na volta acabaram goleadas por 4 a 2, mas o regulamento deu o título as canoenses que tinham melhor campanha. Segundo Sebastião, este ano a regra foi alterada.

Atual temporada


Para o campeonato deste ano, que começa com quatro fases regionalizadas, depois mais três eliminatórias, o time foi reforçado dentro e fora de quadra. De Erechim vieram seis jogadoras que, ao mesmo tempo, trabalham e estudam. No total são 15 atletas no grupo, dos 16 aos 42 anos. A mais experiente é a goleira Girlene Granville, eleita melhor da posição na competição do ano passado. No mesmo elenco está a filha de Girlene, que é jogadora de linha. Para comandar toda "essa mulherada" o treinador Luiz Carlos Guizele, de Sarandi, foi chamado. O técnico, que estava no time de Barra Funda, tem títulos no futsal feminino.


O começo do trabalho já deu resultado. Representando Passo Fundo nas finais da 28º Olimpíada Comerciária do Sesc, em Porto Alegre, o time foi vice-campeão da categoria, perdendo a final para Novo Hamburgo. Agora chegou a vez de um título.


Na primeira etapa, microrregional, realizada em Rio dos Índios, no Norte, dia 9, a equipe de Passo Fundo venceu os dois jogos do triangular contra as anfitriãs (7 a 1) e Erval Grande (4 x 2). Com os resultados as duas primeiras avançaram para primeira fase inter-regional que acontece neste domingo em Passo Fundo. O quadrangular contra Rio dos Índios, Frederico Westphalen e Tenente Portela será no ginásio da Brahma, fundos do estádio(?) Wolmar Salton, com entrada franca.


Detalhe: o quadrangular deveria ser realizado no ginásio Teixeirinha, porém, com a realização de mais um show no local, a etapa da quinta Taça Gaúcha de Futsal foi transferida para o ginásio da Brahma, que teve que ser alugado pelos anfitriões.


(Fotos: Arquivo Pessoal)


Reportagem publicada na edição de O Nacional dos dias 22 e 23 de novembro de 2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário