quinta-feira, 30 de outubro de 2008

"Professores" vencem gurizada européia

Futsal: Play Center do Clube Juvenil foi palco, ontem à noite, de uma volta ao passado


Lembre, ou imagine, uma época de times competitivos, ginásio lotado, craques chegando e surgindo, finais, gols. De volta a Passo Fundo, os jogadores que brilharam pela APE (Associação Passo-Fundense de Esportes) e que hoje pararam ou ainda atuam no estado contra jogadores que estão na Europa, criados nas escolinhas da Semeato/Sesi/Clube Juvenil e que tiveram que deixar a cidade.


Craques


Na apresentação dos atletas: Luciano e Chimangão, do lado europeu, Gelson, Clóvis, Giba, Teti e Nê, do lado passo-fundense, destacam-se com mais de cem jogos pela APE. "Isso a gente leva pro resto da vida. Foi um dos momentos mais felizes quando me ligaram para vir. Tantas alegrias, como a classificação para a final diante da ACBF, como tristezas, na final que perdemos para o Inter," emocionou-se o ex-capitão Gélson, que ainda joga pelo Guarani/Rochemback de Espumoso.

Grande rival, Nuno, de Carazinho, campeão italiano pelo Luparense, desta vez era convidado. "Sempre vinha jogar contra, com casa cheia, Passo Fundo era diferente porque sempre tinha um time dificílimo, jogos bastante pegados, torcida ajudando, mas uma rivalidade saudável."

Mauricio Cebola, titular de um dos maiores times da Europa, o El Pozo Múrcia, da Espanha, lembrou os velhos professores. "Guardo grandes lembranças desse ginásio, do Capingui e do Sesi. Voltar à cidade, jogar com pessoas que você aprendeu muito: Gélson, Teti, Clóvis, não tem preço."

O único jogador de futebol na festa era George Lucas, do Celta, da Espanha. "O mais legal é voltar às origens. Hoje estou no campo, todo mundo está no salão, mas saí aos 14 anos, graças ao meu pai, e hoje agradeço a ele. Aliás, tenho a agradecer a todos aqui que me ajudaram a estar onde estou."


O jogo


Festividades à parte, a partida começou bastante pegada, ao estilo. Ninguém queria perder e os veteranos do time passo-fundense deram um cansaço na gurizada européia. Giba, com categoria, abriu o placar aos 14 minutos. Faltando um para o término da primeira etapa, Maurício Cebola empata após lançamento do goleiro Luciano. Muitas bolas na trave de ambas as partes e o empate.

No 2º tempo, Cebola vira aos 11, em passe de Nuno. Na seqüência é a vez de Cebola tocar de calcanhar para Zé Renato, que estufa. Os passo-fundenses vão para cima e no contra-ataque Teti marca. Logo depois Clóvis intercepta e empata o jogo. Faltando 30 segundos, Cebola salva de cabeça. Na seqüência Teti acerta lindo voleio de canhota e decreta a vitória dos "professores".

Passo Fundo 4 x 3 Europa

Jogadores que atuaram em Passo Fundo
Biro (goleiro)
Glauco (goleiro);
Guilherme,
Bonitinho,
Tininho,
Gelson,
Clóvis,
Atílio,
Giba,
Teti,

Técnico:
Baio

Jogadores que atuam na Europa
Luciano (goleiro);
Maurício Scheleder,
Maurício Cebola,
George Lucas,
Chimangão,
Zé Renato,
Jéferson,
Cristian,
Alemão,
Fischer,
Nuno
Técnico:
Javali

Gols: Europeus: Cebola (2) e Zé Renato; Passo-fundenses: Teti (2), Giba e Clóvis. Arbitragem: Claudionor Ramos (Chorão) e Luiz Evandro Canton

(Fotos: Marcelo Alexandre Becker/ON)

Reportagem publicada em 16 de julho de 2008

Um comentário: