segunda-feira, 13 de outubro de 2008

Jogando bonito no calcio

Futebol: pela Cremonese, Juscemar é destaque em amistoso contra o Milan


O meia-atacante tapejarense Juscemar Borilli segue fazendo sucesso pelos gramados europeus. O garoto de 18 anos, vencedor do concurso da Nike Joga Bonito, já passou pelas categorias de base da Internazionale, da Itália, e Ajax, da Holanda, até estrear pelos profissionais no Zwolle, da segunda divisão holandesa. Na metade deste ano o jovem chegou como promessa ao Cremonese, da C1 italiana.

Por meio de um programa de mensagens instantâneas, ele contou como tem sido a readaptação à Terra da Bota. "Aqui é bem mais tranqüilo que na Holanda (risos)." Em Cremona, os torcedores anseiam pela volta da equipe à primeira divisão. Na última temporada o time foi aos play-offs, mas acabou não subindo. "Agora montaram uma equipe muito experiente. A média de idade é 29 anos. Sou o segundo mais novo. A maioria dos jogadores tem passagem pela série A italiana," conta. Na equipe são apenas dois estrangeiros: ele e o meia búlgaro Krasimir Chomakov.

Admiração


Durante a pré-temporada, a Cremonese organizou um amistoso contra o todo poderoso Milan. A partida terminou em um empate sem gols, mas Juscemar, que entrou no segundo tempo, foi escolhido o melhor em campo. O gaúcho acertou o travessão do goleiro Abiatti e aplicou uma janela no lateral Oddo - o Milan vinha com quase todos titulares, exceto os brasileiros, entre eles Kaká.

O jogo em Cremona teve a presença de quase 15 mil torcedores. "Tinha o Seedorf, o Flamini, pena que o Pato e o Ronaldinho tinham viajado para as Olimpíadas. Mas falei com o irmão do Kaká (o zagueiro Digão, que agora está emprestado ao Standard Liege, da Bélgica). Tinha até o Galiani (Adriano, vice-presidente do clube) assistindo..." contou ainda um pouco admirado, o jovem meia-atacante.

Ainda na pré-temporada, Juscemar encontrou com outro jogador da região, mas que há mais tempo faz sucesso no futebol italiano. O atacante Paulinho Betanin, 22 anos, de São Domingos do Sul, formado nas categorias de base do Juventude, de Caxias do Sul. "Falei com ele [Paulinho] antes do amistoso contra o Livorno. Depois ele até fez gol contra nós!" Paulinho estava emprestado ao Grosseto.

"Campionato"


A Série C1 já começou e a Cremonese está em sexto na classificação com quatro pontos. Até agora foram dois jogos: vitória na estréia contra o Pro Sesto, fora de casa, por 2 a 0; e empate em um gol contra o Venezia, em Cremona. Fato curioso: a terceira partida do time, contra o Spal, fora de casa, foi suspensa aos 19 minutos, porque o árbitro havia torcido o tornozelo (na Itália não há substituição do árbitro). Juscemar não foi relacionado para nenhum dos jogos.

A explicação está nas inúmeras contratações do clube italiano. "Trouxeram muitos jogadores caros e querem subir de qualquer jeito pra Série B. Por enquanto treino com o profissional e jogo pelos juniores." Na categoria acaba "sobrando": foi escolhido o melhor jogador em um torneio de apoio a Sociedade Italiana de Portadores de Esclerose Múltipla. "Fiz três gols em três jogos," vibra.

Cremona

Capital da província de mesmo nome na região da Lombardia, tem aproximadamente 70 mil habitantes. É famosa por ser a terra do luthier Antonio Stradivari, fabricante artesanal de instrumentos de corda, e do compositor Claudio Monteverdi. Mas, como toda cidade da Terra da Bota, é famosa também pela cucina cremesca. Cremona é atravessada pelo rio Pó, via fluvial usada desde os tempos medievais. Tem uma das maiores e mais belas catedrais, os duomos, da Itália com uma torre, "Il Torrazzo", de cerca de 110 metros de altura, a mais alta do país.


YouTube

No link abaixo você confere os melhores momentos do amistoso entre Cremonese e Milan e tira suas conclusões sobre a atuação do meia-atacante Juscemar, que entrou no segundo tempo, referido durante a transmissão pelo sobrenome Borilli.
http://www.youtube.com/watch?v=vMFgz-V-DJA

(Fotos: Arquivo Pessoal)

Entrevista publicada no dia 19 de setembro

Nenhum comentário:

Postar um comentário