segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

ON # 025 - Alexandre Pato X Kun Aguero; Re: Pobre Mancini; Horário de boate; O mundo dá voltas

Colaboração: Marcelo Alexandre Becker/ON
Alexandre Pato X Kun Aguero
Esta semana recebi um e-mail em espanhol bem mal-escrito. O remetente "escrevia" de Córdoba [cidade do norte argentino] e se chamava "Esteban Crustille". Ele perguntava qual a razão pela qual nós brasileiros exaltamos tanto Alexandre Pato. Disse ainda que para "eles", Pato é uma ilusão. Que na Argentina, "eles" têm Sergio Aguero [atacante do Atlético de Madri] que, segundo "ele", é melhor.
Esteban, acredito que a razão pela qual os brasileiros "badalam" tanto Pato é porque estão sempre comparando um jovem que surge com grande potencial a Ronaldo, o Fenômeno. Por isso tanta notoriedade ao garoto prodígio. E isso acontece não só aqui, mas também aí, no nosso vizinho, quando existe a expectativa do surgimento de um novo craque, apesar de nesse intervalo a Argentina não ter ganhado Copas do Mundo. Mas tu hás de concordar que não acontece todo dia de um clube como o Milan buscar um jogador aos 17 anos, e ele estrear aos 18, marcando 4 gols em seus 4 primeiros jogos. Por outro lado também vejo em "Kun" [apelido de infância de um personagem de anime japonês] Aguero um grande potencial que infelizmente não está em um clube a altura. Por enquanto tens de aceitar que a maior notoriedade de Aguero é o fato de namorar a filha de Maradona. Pato foi campeão mundial de clubes com o Internacional. Mas não há dúvida que os dois são as grandes promessas do futebol sul-americano. Ao final "Esteban" pede perdão pelo mau espanhol. Obrigado por escrever.

(Fotos: Divulgação)

Curiosidades
> Sergio Aguero estreou em julho de 2003, pelo Independiente, com apenas 15 anos, 1 mês e 5 dias, tornando-se o jogador mais jovem a disputar um jogo pelo campeonato local. Em maio de 2006, Aguero se transferiu para a Europa, por 28 milhões de dólares, valor recorde para um jogador argentino.
> Por 20 milhões, a transferência de Alexandre Pato foi a terceira maior da história do futebol brasileiro, só superada por Denílson ao Betis em 1998 (40,5 milhões) e Robinho ao Real Madrid em 2005 (30 milhões). Além disso, foi a mais cara do Inter, superando Fábio Rochemback ao Barcelona em 2001 por 12 milhões.
Re: Pobre Mancini
"Comparando jogadores em cada posição é uma gafe dizer que o time de 2005 é melhor. Dizer que o time da Libertadores 2007 é melhorado, aí sim concordo. O time da Copa era razoável, os que se mostraram bons foram revelados durante a competição (lembre-se que Diego Souza foi para o banco, dando lugar a Ramón, porque não rendia no jogo o que rendia nos treinos) e os renomados não deram resposta, como o caso de Tuta e Amoroso. Não vou fazer comentários sobre o time do Mancini, até porque só vi 5 jogos, mas sobre os times de 2006 e 2007 posso adiantar que o de hoje não fica atrás. Dizer que é candidato a cair também descordo. Vendo jogos dos campeonatos paulista, carioca e mineiro, o Grêmio com certeza não cai... Afirmar que sim é desconsiderar Santos, Vasco, Botafogo, Atlético-MG, Ipatinga... Enfim, se Vagner Mancini vai ser um coitado nós só vamos começar a descobrir em abril/maio, antes disso não temos como saber. Um abraço." Mateus "Potter" Bandeira, Passo Fundo, via post no blog.
Horário de boate
Em sua coluna, Hiltor Mombach comentou sobre a presença de valentes 163 espectadores na derrota do Guarany de Bagé para o São José - 3 a 1 -, às 21h45. Isso que foi 1ª divisão. Agora imaginem na 2ª, onde o ingresso, estipulado pela FGF, será R$ 10. Ainda bem que não haverá jogo em "horário de boate".
O mundo dá voltas
Hugo Sanchez, artilheiro mexicano do Real Madrid na década de 1980, hoje técnico da seleção de seu país, convocou o brasileiro naturalizado Antonio Naelson, o Zinha. Teve que dar explicações. Quando não era técnico, Sanchez criticava duramente a convocação de jogadores "estrangeiros". É uma tendência mundial.

Um comentário:

  1. O Pato vai ganhar a medalha de ouro em Pequim!
    E a copa 2010!
    E tudo mais o que jogar... ficará abaixo apenas de Pelé...

    ResponderExcluir