segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

ON # 023 - Hein ô Marsiglia! 1 e 2; Dez minutos; Hora da novela; É outra coisa...; Daniel fora de Viña

Colaboração de Marcelo Alexandre Becker/ON
Hein ô Marsiglia! 1
Nesta terça-feira será apresentada na sua casa e nas melhores bancas a nova contratação para temporada 2008 do Esporte Clube O Nacional: Renato Marsiglia. O comentarista assinou contrato e estréia amanhã, com uma coluna sobre o esporte gaúcho e nacional. O espaço será bissemanal: às terças e sextas-feiras, abordando as jornadas do final e do meio da semana.
Renato Marsiglia nasceu em Rio Grande, tem 56 anos e é formado em Ciências Políticas pela UFRGS e Jornalismo pela Ulbra. Pertenceu ao quadro da Federação Internacional de Basquete de 1974 a 1981, tendo arbitrado entre outros a final dos Jogos Panamericanos de Porto Rico, em 1979, entre Cuba e EUA.
Como árbitro de futebol ingressou no quadro da FIFA em 1989. Apitou finais de estaduais do Rio Grande do Norte ao do Sul; dos Brasileiros de 1991 e 1993; das Copas do Brasil de 1990 e 1993; da Supercopa de 1992; semifinais da Libertadores de 1990, 1991 e 1994; e Mundiais sub-20 de Portugal 1991 e Austrália 1993. Foi o único brasileiro na Copa do Mundo dos EUA 1994.
Como jornalista esportivo trabalha como comentarista da Rede Globo e SporTV desde julho de 1998. De 1994 a 2004 pertenceu também ao quadro da Rádio Gaúcha e RBS TV. De 2005 a 2007 comentou para Rádio Pampa e foi colunista do jornal O Sul.
(Foto: Arquivo Pessoal/RM)

Hein ô Marsiglia! 2
Perguntado sobre o que achava da contratação do espanhol "Moncho" Monsalve para a seleção nacional de basquete, Marsiglia respondeu: "O desgaste natural dos poucos treinadores brasileiros de qualidade (Helio Rubens, Lula) somado às rivalidades provincianas, acabou empurrando a escolha para fora do país. Por outro lado, as 'estrelas' da NBA (Nenê, Leandrinho, Varejão) se acham acima de qualquer treinador nacional. A vinda de um técnico do país que atualmente é campeão mundial é uma tentativa de impor respeito e 'domar as feras'. Acho inclusive esta geração melhor que aquela de Oscar, Marcel e cia. A questão é que aquela encarava com responsabilidade e dedicação o fato de vestir a camisa da seleção."
E este último não se aplica exclusivamente ao basquete.
Dez minutos
Os ciclistas Fernando Guimarães e Marcos Antonio Maschio conseguiram nesse fim de semana diminuir em dez minutos o tempo do trecho entre o trevo da RS 324 em Passo Fundo e o Mercado Público em Porto Alegre. Na primeira edição do desafio, os ciclistas fizeram o trajeto em 13h30. No segundo desafio, eles baixaram o tempo em quase uma hora, completando o percurso em 12h35. Desta vez, novamente baixaram a marca, mas em "apenas" dez minutos.
(Foto: Pedro Aguirre)
Hora da novela
O Gauchão anda com horários estranhos. Na quinta-feira, o jogo do Inter contra o Veranópolis não passaria na TV aberta, apenas Pay-Per-View, e mesmo assim foi marcado para as sofríveis 21h45. Será que agora é para esperar a novela terminar também na quinta... Não só aqui no estado os horários dos jogos têm sido "judiados". Como aqui, no Carioca, o Fluminense jogou ontem às 20h30. Renato Gaúcho afirmou que preferia estar no motel neste horário.

É outra coisa...
Acompanhando as finais do municipal da 1º Divisão, pude observar vários jogadores com categoria de sobra para jogar profissionalmente. Alguns inclusive já o foram como o volante Miotto e o goleiro Mano entre os mais conhecidos. Fazendo uma seleção dos melhores em cada posição poderíamos tranqüilamente entregar-lhes a camisa do Passo Fundo e quem sabe faturar a Segundona. Mas com as agruras do futebol do interior do estado, provavelmente nenhum deles largaria seu trabalho para treinar todos os dias e jogar no final de semana. "Profissional é outra coisa," lembrou Serjão, ex-zagueiro e preparador físico.
Daniel fora de Viña
O passo-fundense Marcos Daniel, número 1 do país e 106º do mundo, não vai disputar o ATP de Viña del Mar, no Chile. Daniel dependia de apenas uma desistência para entrar na chave principal, mas não conseguiu. O tenista da cidade teria que disputar a chave classificatória, mas comunicou, na noite de sexta-feira, sua desistência à organização do torneio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário