terça-feira, 30 de junho de 2009

ON # 094 - USA terrify; Go Bafana-Bafana; A Era dos Campeões; Bibliografia; Boleiras; Despedida

USA terrify


O Brasil ficou com o título. Nada mais obrigatório para uma seleção sempre favorita. Dormiu no primeiro tempo, mas acordou no segundo. Na final jogou menos que durante a Copa das Confederações. E não foi muito. Resta agora não repetir a história. Em 2005 varreu a competição pré-Copa do Mundo, chegou cheio de si a Alemanha, mas deu vexame. Na África do Sul fica o futebol estilo NBA dos norte-americanos. Saíram na frente dos italianos (campeões mundiais), bateram espanhois (campeões europeus) e apavoraram brasileiros. Os caras são bons. O que fazem, fazem bem. Aguarde-os.

(foto: divulgação)


Go Bafana-Bafana

Geralmente desinteressante, a decisão de 3º lugar da Copa das Confederações foi um jogaço. Apesar de terminar com um sorriso amarelo dos espanhóis, que subestimaram norte-americanos e sul-africanos, professor Joel calou a boca dos críticos, crescendo na competição e jogando de igual para igual contra pentacampeões mundiais e a temida furia roja. Claro, ficou a sensação de que os donos da casa mereciam a vitória. Lógico...


A Era dos Campeões


Cansado de torcer para Rubinhos, Nelsinhos, Felipinhos? Não entende nada dessa confusão de FIA e FOTA? Seus problemas acabaram! Vai no Google e digita: A Era dos Campeões. O documentário dividido em 10 partes de cerca de 10 minutos cada é uma volta aos bons e velhos tempos. Nele você vai encontrar a história, contada pelos próprios pilotos (exceto Ayrton), de domínio brasileiro nas pistas, de 1972 a 1991, com Fittipaldi, Piquet e Senna, em uma série até hoje inigualada de oito títulos mundiais. Destaque para o super sincero Nelson, com impagáveis histórias dos bastidores da F1.

Vou largar a barbada aqui para os blogueiros de plantão:

> A Era dos Campeões - parte 1
> A Era dos Campeões - parte 2
> A Era dos Campeões - parte 3
> A Era dos Campeões - parte 4
> A Era dos Campeões - parte 5
> A Era dos Campeões - parte 6
> A Era dos Campeões - parte 7
> A Era dos Campeões - parte 8
> A Era dos Campeões - parte 9
> A Era dos Campeões - parte 10

Essa foi uma dica do amigo Augusto Ramires.

(foto: divulgação)


Bibliografia

Destaque para uma publicação e um trabalho que talvez seja. O escritor e apaixonado Marco Antonio Damian lança em breve a Enciclopédia do Futebol Gaúcho - Vol. 1, Ídolos e Craques. Resultado de uma extensa pesquisa, o livro será referência da história do nosso futebol. Segundo o autor, o colunista de ON, Cassiá, ficou alucinado. Já o colega Marcelo Alexandre Becker apresentou na última sexta-feira a monografia intitulada A Mídia na construção de um ídolo: o caso Ronaldo. O trabalho orientado pelo "tio" máximo Benami Bacaltchuk foi qualificado como impecável pela banca.


Boleiras


A voluptuosa Martina Colombari, italiana de 33 anos, é a nossa 21ª mulher de jogador de futebol mais sexy do planeta. Bem verdade que esta é uma exceção muito justa a Miss Itália 1991, casada com o ex-central do Milan e da azzurra Alessandro Costacurta, de 43 anos. Billy, como é conhecido, aposentou-se em 2007, mas esteve ao lado de lendários zagueiros como Baresi e Maldini. Atua hoje como auxiliar técnico rossonero.

(foto: divulgação)


Despedida

Caro leitor. Com muita dificuldade escrevo hoje minha última coluna neste espaço. Por motivos pessoais e profissionais, a partir desta semana, deixo O Nacional e sigo atrás de novos rumos. Porém, levo comigo uma bagagem incomensurável de experiência e aprendizado. Agradeço as grandes fontes, aos amigos colaboradores, aos caros colegas, aos excepcionais atletas passo-fundenses, que batalham todos os dias pelo esporte, e, em especial, a, hoje, editora de projetos especiais, Ana Luisa do Nascimento e ao diretor-executivo, Múcio de Castro Neto, que apostaram suas fichas em um cara desconhecido, mas muito dedicado. Fecho este canal na certeza de que a nossa comunicação continua neste blog e de que, quem sabe, um dia, poderemos nos reencontrar. Valeu. Grande abraço.

PS.: O fenômeno boleiras segue no blog. Não perca na próxima semana o Top 20.

terça-feira, 23 de junho de 2009

ON # 093 - Frase; Despedida no Teixeirinha; Daniel em Reggio Emilia; Ricci em Oschersleben; Boleiras

Frase

"Todas as vitórias que a nossa geração teve tiveram uma contribuição muito grande do vôlei italiano"

Do meio-de-rede passo-fundense, Gustavo Endres, em entrevista exclusiva a ON na última semana


Despedida no Teixeirinha


Gustavo ainda comentou sobre a possibilidade de fazer uma despedida da seleção na terra natal.
"Para mim seria maravilhoso, tanto para mim quanto para o Murilo, muitas vezes a gente conversou sobre trazer um jogo para Passo Fundo, a nossa cidade. A gente conversa muito com o presidente [da CBV, Ari Graça], pede, só que é difícil trazer um jogo da Liga Mundial porque tem muito interesse de patrocinadores. Mas quem sabe um amistoso ou até a Copa América ser organizada aqui. Ficaria muito honrado. Mas ninguém aqui de Passo Fundo veio falar comigo sobre isso."

(foto: arquivo pessoal)


Daniel em Reggio Emilia


Tenista número 1 do país, o passo-fundense Marcos Daniel será o único representante brasileiro no challenger de Reggio Emilia, na Itália, competição jogada no saibro que começa nesta segunda-feira. Na 105ª posição da ATP, o tenista foi designado como 2º cabeça-de-chave em sorteio ontem e enfrenta o italiano Simone Vagnozzi, 336º do mundo. Será o primeiro jogo entre os dois jogadores.

(foto: divulgação)


Ricci em Oschersleben


Piloto da Kessel Racing, o passo-fundense Cláudio Ricci terminou na 14ª colocação a segunda prova da rodada dupla da 3ª etapa do GT3 Europeu, no circuito de Oschersleben, na Alemanha. Depois de bater forte nos treinos de sexta-feira e não conseguir classificação na corrida de sábado, Ricci e o paulista Paulo Bonifácio foram os mais rápidos ontem guiando as Ferrari 430 Scuderia.

(foto: divulgação)


Boleiras


Depois de mostrar a beleza sul-americana, com o furação Natalia Fassi, a seção mais contestada, e amada, desta coluna vai ao extremo oposto do globo para trazer a sensualidade da sueca Oksana Andersson, nossa 22ª boleiras. A modelo de 24 aninhos nasceu russa, mas voltou ao país de origem da família aos 10. Além de nos presentear toda sua beleza escandinava em ensaios para revistas especializadas, Oksana já foi dançarina do grupo sueco Sunblock e participou da versão nórdica de um reality show chamado Paradise Hotel. Seu conterrâneo, o meia Christian Wilhelmsson, 29 anos, foi o responsável para que esta beldade estivesse entre as mulheres de jogador de futebol mais sexies do planeta. Wilhelmsson já rodou o mundo. Começou Mjällby, da Suécia, depois passou por Stabæk, da Noruega, Anderlecht, da Bélgica, Nantes, da França, Roma, da Itália, Bolton Wanderers, da Inglaterra, e Deportivo, da Espanha, antes de chegar ao Al-Hilal, da Árabia Saudita, na metade de 2008. Mas acho que ele não se importa. Com Oksana ao lado, ele joga até no Uzbequistão.

(Foto: Divulgação)

segunda-feira, 15 de junho de 2009

ON # 092 - Frases históricas; Com moral; União de Parentes; Boleiras

Frases históricas

"Tempo de serviço só dá méritos no quartel"

Do técnico corintiano Mano Menezes sobre Cuca, na época treinador do Botafogo, que, até este ano, quando foi campeão carioca, não havia conquistado títulos


Com moral


Em entrevista na última semana, o passo-fundense Cláudio Ricci, o Cacau, contou como tem sido a atual temporada, na qual disputa simultaneamente as GT3 Europeia e Brasileira. Valorizado no Velho Continente, o piloto de 37 anos projeta o futuro. "Hoje a Europa está sendo algo real para mim. No ano passado disputei apenas as últimas etapas, mas neste ano consegui fechar um contrato para toda a temporada. Estou muito bem valorizado. A Kessel Racing [equipe de Cacau] é a principal da Ferrari, que desenvolve todos os kits GT3 do mundo. Já tive convite para andar na GT2. Esse ano devo correr alguma prova da categoria, que é onde estão as equipes de fábrica. Mas quero continuar na GT3 Brasil também. Foi ela que abriu o mercado para mim aqui e lá fora. Dentre as categorias de turismo hoje no país é a mais rápida que existe, em torno de 4 a 5 segundos mais rápida que a Stock Car, com carros tecnologicamente muito mais avançados. Claro agora passa por essa crise, especialmente porque os carros são importados, mas a GT3 vai, com certeza nos próximos dois anos, crescer muito."


União de Parentes


Todos os sábados, às 18h, o União de Parentes entra em quadra no ginásio da Vila Fátima. Isso acontece há 28 anos. O time que começou honrando o nome, apenas com parentes no elenco, hoje abriu o plantel, porém mantendo três irmãos e um sobrinho, conforme explica o filho de um dos fundadores, Douglas Martins. Apesar da condição privilegiada, Alisson não foi aprovado na peneira do União de Parentes, que conta com atletas dos 20 aos 52 anos unidos pelo prazer de bater uma bolinha no final de semana. Na sexta-feira (12), o time completou seu 28° aniversário de fundação.


Boleiras


A bela e a fera. Assim era conhecido na Argentina o casal formado pela modelo Natalia Fassi, hoje com 31 anos, e Carlitos Tévez, 25. Os dois viveram um affair de quatro meses, pouco antes de ele ser contratado pelo Corinthians por US$ 20 milhões - a maior transação da história do futebol brasileiro -, em 2005. Mas nada disso importa senão a 23ª colocação dessa femme fatale no ranking das mulheres de jogador mais sexies.
Encantado com a morena de 1,70 m, 52 kg, 90 cm de quadril, 60 de cintura e 90 de busto, Tévez terminou com a antiga namorada, Vanessa Mansilla, que estava grávida. Porém, com o fim do caso, os dois voltaram, pouco antes de Florencia nascer.
O argentino driblou vários percalços na vida. Nasceu em Fuerte Apache, favela de Buenos Aires, assim chamada pela dificuldade de a polícia entrar lá. Dois meses antes de nascer perdeu o pai em um tiroteio. A mãe, Fabiana, tinha envolvimento com drogas. Com 11 meses, Carlitos engatinhou até uma chaleira com água fervendo, que virou sobre o corpo. Da queimadura ficou uma cicatriz que vai da orelha direita até o peito.

(fotos: Divulgação)

quarta-feira, 10 de junho de 2009

ON # 091 - Chama o Federer; Maior da história; Boleiras

Chama o Federer


"Chama o Federer! Chama o Federer! Chama o Federer para aprender como se joga contra o Nadal," exclamava entusiasmado o comentarista da ESPN na manhã de segunda-feira, dia 25 de maio, quando o passo-fundense Marcos Daniel dava um calor no espanhol nº 1 do mundo e Rei do Saibro, na quadra principal de Roland Garros - nunca havia sido derrotado no grand slam francês. Daniel sabe que não jogou tudo que podia, assim como Nadal, como admitem ambos tenistas. Na sua loucura, como definiu, em longa entrevista a redação de ON, acreditava que poderia ter vencido o espanhol. Poderia sim, como ele mesmo disse. "As pessoas no Brasil não conseguem ter um parâmetro de quando um jogador joga bem ou mal, porque a gente nunca se mede com os caras que são ídolos e que estão acostumados a ganhar tudo." Apesar de ter algo a mais, Nadal está em um jogo, e como diria Renê Simões, "quem muito ganha, está próximo de perder." Dito e feito: o tetracampeão do Aberto da França caía no domingo seguinte, para um surpreendente Söderling.

(foto: Ana Luisa do Nascimento/ON)


Maior da história


Daniel, aos 30 anos, tem certo reconhecimento, merecido, depois de 12 anos de mais agruras que alegrias no circuito profissional. Acabou pagando por sempre ser um cara que quis fazer as coisas certas, o que não agrada a todos. Mas se isso lhe tirou algumas coisas, lhe deu tranquilidade para seguir no tênis por mais alguns anos, diferente a vida útil de outros tenistas. Nesse domingo, ele torceu para Federer, para quem também fez jogo duro há três anos, quando o suíço era 1 do mundo, na final em Paris. E ele não decepcionou. O tenista conquistou mais do que o único grande torneio que lhe faltava. Poucos irão discordar da afirmação: ele tornou-se o maior da história do tênis. Roger Federer agora soma 14 títulos de Grand Slam, igualando recorde de Pete Sampras, que nunca ganhou em Roland Garros. Apenas seis tenistas na história ganharam os quatro maiores torneios. E só Andre Agassi e o suíço conquistaram o feito na era moderna, em superfícies diferentes.

(foto: divulgação)


Boleiras


Depois que você ficou no mínimo cinco minutos admirando a nossa 24ª colocada no ranking das mulheres de jogador de futebol mais sexies do planeta, não se perca nas próximas linhas. A britânica Liz McClarnon, 21 aninhos, entrou na nossa seleta lista graças ao relacionamento que teve com o conterrâneo Lee Trundle, obscuro atacante de 32 anos, atualmente emprestado ao Leeds United da Inglaterra. O verbo conjugado anteriormente esta correto. Me refiro ao "teve". Você vai ficar ainda mais indignado com Trundle a seguir. Ou agradecido. É que a nossa loirinha, além de modelo, claro, é cantora do Atomic Kitten. Calma, eu nunca ouvi falar. Mas, quem se importa... Além de vocal (e que vocal!) e bateria, Liz (para os íntimos, para vocês Elizabeth Margaret) também tem afinidade com outros instrumentos. A bela de Liverpool tem um programa de culinária no canal inglês BBC. Realmente, tem coisas que o nosso Trundle, que sempre passou times das séries B, C e até D, não tem como explicar. Peraí gente, não fosse esse golaço do atacante, essa beldade não estaria aqui.

(foto: divulgação)

ON # 090 - Reforço; Série; Avanço; Boleiras

Reforço


O Esporte Clube O Nacional apresenta nesta semana sua mais nova contratação para as próximas temporadas. O novo reforço traz na bagagem muita experiência no futebol. Como jogador iniciou a carreira no São Borja, sua cidade natal. Depois passou ainda por Grêmio, Santos, Bahia, Operário-MS, São José e Coritiba, pendurando as chuteiras em 1983 por causa de uma lesão no joelho.

O antigo beque foi comandado por grandes treinadores como Telê Santana, Oswaldo Brandão, Carlos Castilho, Pepe, Orlando Fantoni e Zezé Morais. Em seguida, já no comando técnico, esteve na dupla Gre-Nal, Portuguesa, Bragantino, Ponte Preta, Santo André, Rio Branco, Juventude, Pelotas, Aimoré, Novo Hamburgo, Lajeadense, São José, São Luiz, São Borja, Bagé, Ypiranga, Cascavel e Criciúma.

Mais tarde foi radialista e comentarista esportivo da Rede Pampa, ainda hoje participando esporadicamente de programas em diversas emissoras. Em 2006 elegeu-se deputado estadual pelo PTB com 23.430 votos.

Trata-se de Jorge Antônio Dorneles Carpes, mais conhecido como Cassiá Carpes, que a partir desta quarta-feira (3) assina coluna semanal no Esporte de ON, comentando sobre o futebol gaúcho e nacional, além de contar histórias dos bastidores do esporte mais popular do mundo.


Da série: Pequenos amigos, grandes jogadores
Juan Román Riquelme e Carlos Alberto Tévez



Avanço


Você já deve ter visto a última camiseta do Corinthians e pensado: "Meu Deus, onde mais vão colocar patrocinador!" Mas calma, como sempre tem espaço para mais um, a camisa deve mudar mais vezes durante o ano. Um dos últimos logotipos chama a atenção pelo local. Fica embaixo do braço, na axila (vulgar sovaco). O produto não poderia ser outro: o desodorante Avanço. Hoje os paulistas contam com patrocínios da Batavo, do Banco Panamericano e da Bozzano, que, assim como o desodorante Avanço, faz parte do portfólio da Hypermarcas. A popular crise mundial deve fazer com que os mantos sagrados dos torcedores se tornem cada vez mais parecidos com os macacões de Fórmula 1. Mas o pior mesmo podem ser os eventuais desdobramentos dessa ideia. Já pensou, onde iriam parar algumas marcas como Vodol, Hemovirtus... Que coisa!


Boleiras


Depois do interessante bônus da semana passada, retornamos com o ranking das 50 mulheres de jogador de futebol mais sexies do planeta. A nossa 25ª colocada justifica o pronome. Apesar de se chamar Kartika Luyet, ela é carioca, como diria Vinicius de Moraes. Filha de mãe indonésia e pai suíço, a escultural modelo brasileira de 32 anos carrega no semblante a beleza da miscigenação de culturas. Depois de passar pelo Mediterrâneo, essa sereia logo foi fisgada pelo atacante italiano Nicola Ventola. O artilheiro de 31 anos do Torino teve o melhor momento na carreira em 1998, quando saiu do pequeno Bari para formar dupla com ninguém menos que Ronaldo, em pleno momento fenômeno, na Internazionale. Porém, como homem de frente italiano acaba preterido nos grandes clubes do país, seguiu em peregrinação por Bologna, Siena e Atalanta no país da bota, e até Crystal Palace, da Inglaterra, todos de menor expressão.

(fotos: divulgação)

segunda-feira, 1 de junho de 2009

ON # 089 - Tutti per Paolo; Aqui deu Grêmio, de novo!; Boleiras - bônus

Tutti per Paolo


Ontem o futebol se despediu de um ícone. A um mês de completar 41 anos, Paolo Maldini esteve em campo pela última vez. Desde a estreia, em 20 de janeiro de 1985, aos 16 anos, foram 24 anos e 646 jogos de dedicação exclusiva ao Milan, que sob o comando do capitão faturou sete Italianos, cinco Ligas dos Campeões, uma Copa Itália, cinco Supercopas Italianas e cinco da Europa, além de três Mundiais. O clube aposentou a camisa 3 que só voltará a ser usada se um dos filhos herdá-la, caso de Christian, que já treina na base do clube. Seria a terceira geração dos Maldini, já que Paolo é filho de Cesare, outro que fez história na defesa rossoneri.

(foto: divulgação)


Aqui deu Grêmio, de novo!


Diferente do futebol de campo, no futebol sete os colorados vão esperar mais um ano pela revanche. Pelo menos no Gre-Nal de integração da boleirada da UPF. A partida do último sábado, no campo da associação dos funcionários, terminou 4 x 2 para os gremistas. Foi a segunda vitória seguida do Grêmio, houve um 6 x 3 em maio de 2008, que passa o Inter no histórico: um empate, uma vitória colorada e duas gremistas. O comentário foi que o técnico azul, que estreava no clássico, fez a diferença. Agora eles esperam que Autuori faça o mesmo também nos gre-nais.

(foto: divulgação/afupf)


Boleiras - bônus


Ela não está no ranking das mulheres de jogador mais sexies do planeta - o que é uma injustiça. Mas está "entre" as mulheres de jogador mais sexies do planeta. No momento em que chegamos à metade da lista, com a colaboração de um fã da seção, trazemos um bônus (e que bônus) para os leitores. No caso do Grêmio, a modelo e atriz argentina de 22 anos, Wanda Nara, foi o bônus de Maxi López. De Deborah Secco ela herdou o posto de celebridade na torcida feminina gremista. Alegria dupla dos tricolores: pela presença da beldade nas arquibancadas e pelos gols do Alemán - um pouco de mérito dela também. Wanda é vedete do teatro de revista, que entre os hermanos ainda resiste, ao lado da irmã Zaira, mulher do atacante uruguaio Diego Forlán, do Atlético de Madrid. Dizem as más línguas que já teve um efêmero enlace com El Diez, antes de conhecer Maxi, com quem casou no ano passado e agora cuida do filho Valentino na capital. López sempre teve mais mídia do que apresentou em campo. Chamado de Drogba branco marcou apenas dois gols no Barça (verdade que esteve em campo em apenas dez jogos). Curiosamente, a estreia do argentino, então com 17 anos, entre profissionais foi na derrota do River para o Grêmio por 4 x 2, pela Copa Mercosul, dia 22 de julho de 2001.

(foto: divulgação)