segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

ON # 023 - Hein ô Marsiglia! 1 e 2; Dez minutos; Hora da novela; É outra coisa...; Daniel fora de Viña

Colaboração de Marcelo Alexandre Becker/ON
Hein ô Marsiglia! 1
Nesta terça-feira será apresentada na sua casa e nas melhores bancas a nova contratação para temporada 2008 do Esporte Clube O Nacional: Renato Marsiglia. O comentarista assinou contrato e estréia amanhã, com uma coluna sobre o esporte gaúcho e nacional. O espaço será bissemanal: às terças e sextas-feiras, abordando as jornadas do final e do meio da semana.
Renato Marsiglia nasceu em Rio Grande, tem 56 anos e é formado em Ciências Políticas pela UFRGS e Jornalismo pela Ulbra. Pertenceu ao quadro da Federação Internacional de Basquete de 1974 a 1981, tendo arbitrado entre outros a final dos Jogos Panamericanos de Porto Rico, em 1979, entre Cuba e EUA.
Como árbitro de futebol ingressou no quadro da FIFA em 1989. Apitou finais de estaduais do Rio Grande do Norte ao do Sul; dos Brasileiros de 1991 e 1993; das Copas do Brasil de 1990 e 1993; da Supercopa de 1992; semifinais da Libertadores de 1990, 1991 e 1994; e Mundiais sub-20 de Portugal 1991 e Austrália 1993. Foi o único brasileiro na Copa do Mundo dos EUA 1994.
Como jornalista esportivo trabalha como comentarista da Rede Globo e SporTV desde julho de 1998. De 1994 a 2004 pertenceu também ao quadro da Rádio Gaúcha e RBS TV. De 2005 a 2007 comentou para Rádio Pampa e foi colunista do jornal O Sul.
(Foto: Arquivo Pessoal/RM)

Hein ô Marsiglia! 2
Perguntado sobre o que achava da contratação do espanhol "Moncho" Monsalve para a seleção nacional de basquete, Marsiglia respondeu: "O desgaste natural dos poucos treinadores brasileiros de qualidade (Helio Rubens, Lula) somado às rivalidades provincianas, acabou empurrando a escolha para fora do país. Por outro lado, as 'estrelas' da NBA (Nenê, Leandrinho, Varejão) se acham acima de qualquer treinador nacional. A vinda de um técnico do país que atualmente é campeão mundial é uma tentativa de impor respeito e 'domar as feras'. Acho inclusive esta geração melhor que aquela de Oscar, Marcel e cia. A questão é que aquela encarava com responsabilidade e dedicação o fato de vestir a camisa da seleção."
E este último não se aplica exclusivamente ao basquete.
Dez minutos
Os ciclistas Fernando Guimarães e Marcos Antonio Maschio conseguiram nesse fim de semana diminuir em dez minutos o tempo do trecho entre o trevo da RS 324 em Passo Fundo e o Mercado Público em Porto Alegre. Na primeira edição do desafio, os ciclistas fizeram o trajeto em 13h30. No segundo desafio, eles baixaram o tempo em quase uma hora, completando o percurso em 12h35. Desta vez, novamente baixaram a marca, mas em "apenas" dez minutos.
(Foto: Pedro Aguirre)
Hora da novela
O Gauchão anda com horários estranhos. Na quinta-feira, o jogo do Inter contra o Veranópolis não passaria na TV aberta, apenas Pay-Per-View, e mesmo assim foi marcado para as sofríveis 21h45. Será que agora é para esperar a novela terminar também na quinta... Não só aqui no estado os horários dos jogos têm sido "judiados". Como aqui, no Carioca, o Fluminense jogou ontem às 20h30. Renato Gaúcho afirmou que preferia estar no motel neste horário.

É outra coisa...
Acompanhando as finais do municipal da 1º Divisão, pude observar vários jogadores com categoria de sobra para jogar profissionalmente. Alguns inclusive já o foram como o volante Miotto e o goleiro Mano entre os mais conhecidos. Fazendo uma seleção dos melhores em cada posição poderíamos tranqüilamente entregar-lhes a camisa do Passo Fundo e quem sabe faturar a Segundona. Mas com as agruras do futebol do interior do estado, provavelmente nenhum deles largaria seu trabalho para treinar todos os dias e jogar no final de semana. "Profissional é outra coisa," lembrou Serjão, ex-zagueiro e preparador físico.
Daniel fora de Viña
O passo-fundense Marcos Daniel, número 1 do país e 106º do mundo, não vai disputar o ATP de Viña del Mar, no Chile. Daniel dependia de apenas uma desistência para entrar na chave principal, mas não conseguiu. O tenista da cidade teria que disputar a chave classificatória, mas comunicou, na noite de sexta-feira, sua desistência à organização do torneio.

terça-feira, 22 de janeiro de 2008

O Soneca

O atacante inglês Matthew Le Tissier, conhecido carinhosamente como Matt, foi ídolo da torcida do Southampton, hoje na 1ª divisão inglesa (equivalente a Segundona). O clube ficou famoso na década de 80 quando o goleiro Grobelaar fez negócio dentro da própria meta: trocou frangos por dinheiro. Na mesma época e um pouco mais tarde Le Tisser carregava o time nas costas na Premiership, apesar de trazer consigo a fama de sonolento. Diferente do caso brasuca mais famoso, de "Alexotan", hoje bem acordado no Fenerbahce, da Turquia, Matt tinha sinapses durante o mesmo jogo e era capaz de golaços, como podemos ver no vídeo, dignos de coloca-lo com algum parentesco sul-americano.

Sugestão do colega Marcelo Alexandre Becker.

segunda-feira, 21 de janeiro de 2008

ON # 022 - Fim do mistério; Barraco ao vivo; Frase da semana; ECPF na Segundona 1 e 2; Tênis: Pra dizer adeus... e Daniel próximo...; Municipal na TV

* Colaboração de Marcelo Alexandre Becker
(Foto: Divulgação/NBA)

Fim do mistério
Na última semana, o basquete brasileiro recebeu a notícia de que o pivô Nenê, do Denver Nuggets, estava se afastando das quadras para cuidar da saúde. As informações sobre o problema eram sigilosas. Sequer seus colegas de NBA sabiam do caso. Na segunda-feira, um comunicado de sua assessoria de imprensa informou que o jogador havia passado por cirurgia de retirada de um tumor, que logo após foi diagnosticado benigno, nos Estados Unidos. Pedindo privacidade, o brasileiro não divulgou a parte do corpo em que estaria o abscesso. Mas a informação vazou. No dia seguinte apenas um meio de comunicação citava o órgão. Os outros, possivelmente em respeito à decisão de Nenê, citaram apenas o sucesso da intervenção. Polêmica: onde fica o limite entre privacidade e fato jornalístico?
(Foto: Divulgação)

Barraco ao vivo
No programa Arena SporTV da última sexta-feira, Milton Leite, narrador da emissora, criticou a contratação de Léo Lima pelo Palmeiras. Segundo Milton, "esse tipo de contratação, um jogador que só deu problemas por aonde passou, nos leva a crer que existe algo por trás...", disse o narrador no segundo bloco do programa apresentado por Cléber Machado. O que surpreendeu a todos foi quando no último bloco, Wanderlei Luxemburgo, atual técnico do Palmeiras, ligou para emissora e, ao vivo, rebateu as críticas de Milton Leite. "Faz três anos que você persegue a mim e a minha família. Agora você vai encontrar meus advogados no tribunal e terá que provar o que falou", disse o irritado Luxa.
Frase da semana
“Os profissionais não ganham nada há oito anos,” do capitão dos juniores do Palmeiras, após eliminação na Copa SP para o Figueirense. Levou um belo puxão de orelhas...
ECPF na Segundona 1
Caso confirme até o dia 25 a participação na Divisão de Acesso, o Passo Fundo já conhece os adversários na busca pelas duas vagas na Divisão Especial: Glória, Carazinhense, Cruz Alta, Três Passos e Ypiranga de Erechim. Em 2007, pela primeira vez, o tricolor pediu licenciamento e não disputou o Gauchão. (Com informações de Luiz Carlos Carvalho, da Rádio Planalto.)

ECPF na Segundona 2
A competição tem início previsto para 2 de março e término em 31 de agosto. Na primeira fase quatro chaves regionalizadas serão disputadas até 20 de abril. Na seguda fase apenas duas chaves entre 27 de abril e 15 de junho. Haverá ainda um torneio de repescagem no mesmo período. O octogonal final começa em 22 de junho.
Tênis

Pra dizer adeus...
A notícia da aposentadoria do brasileiro mais vitorioso no circuito não pegou todos exatamente de surpresa. Com graves problemas físicos há algum tempo, Guga não mantinha mais a forma do tricampeão de Roland Garros. Uma turnê à base de convites para os torneios em que o manézinho foi campeão fará parte da despedida. Gustavo Kuerten seguirá trabalhando com o tênis e cuidando do patrimônio estimado em US$ 30 mi. Nada mal...

Daniel próximo de Viña del Mar
O passo-fundense está a apenas uma desistência de entrar direto no ATP de Viña del Mar. A organização do torneio não precisará ceder vagas para chave principal. Guillermo Cañas desistiu de jogar. Isso significa que três tenistas da lista de espera podem conseguir vaga. Mais uma desistência e Marcos Daniel escapa do qualifying. O ATP de Viña del Mar é jogado no saibro e dá US$ 462 mil em prêmios.
Municipal na TV
Nesta segunda-feira, às 18h, o programa de esportes Regra do Jogo, da UPF TV, transmite a final do municipal da 1ª Divisão – disputada nesse domingo no Vermelhão da Serra – na íntegra, com narração, comentários e reportagens. Na terça, às 20h30, o programa vai mostrar os melhores momentos da disputa do 3° lugar entre 13 de Abril e Três Palmeiras e da final entre Guarani da Juventude e Uruguaiana.

segunda-feira, 14 de janeiro de 2008

ON # 021 - Novo exemplo; "Nós somos passageiros...", "... mas o clube fica."; Dupla forte; Cabeça um; E.R.

Novo exemplo
Quem pensa que o cavaleiro Irineu Gehlen Filho anda de férias, no litoral, curtindo o título do ranking brasileiro júnior em 2007, está enganado. O jovem passo-fundense participa juntamente com a sua montaria Jujuy da Lagoa de um adestramento na Capital gaúcha, como preparação para o The Best Jump, torneio internacional que acontece entre março e abril. Jujuy inclusive passou por um check-up geral no início do ano. Irineu Filho adia sua ida para a Alemanha - na metade do ano - para agora, numa categoria acima, buscar uma vaga no mundial de hipismo de 2008.
(Foto: Paulo Roberto D'Agustini/ON)
"Nós somos passageiros..."
Na sexta-feira (11) pouco mais de 150 convidados prestigiaram o jantar em comemoração ao aniversário de 22 anos de fundação do Esporte Clube Passo Fundo. Após o churrasco o atual presidente e patrono do clube Eloi Taschetto reafirmou o compromisso dos tricolores com o patrimônio do Passo Fundo - o estádio Vermelhão da Serra é um dos maiores do interior do estado. Mesmo com o pouco público, o presidente demonstrou acreditar na "adormecida, porém não morta legião de torcedores e adoradores do clube."

"... mas o clube fica."
Neste final de semana teve início mais uma copa um busca de talentos do futebol. Celeiro de bons jogadores, a região oferece de zagueiros a atacantes, basta que tenham espaço para se desenvolver e mostrar sua qualidade. Até mesmo nas decisões dos campeonatos amadores - semifinais da 1ª e final da 2ª - podemos observar que vários poderiam pelo menos ter a chance de tentar a profissão futebolística. Durante o jantar no CTG Lalau Miranda, o ex-técnico das categorias de base, dos profissionais e gerente de futebol do Passo Fundo, Ricardo Atolini, lembrou uma série de garotos que passaram pelo clube e despontam na base de grandes times do país: caso de Serginho, hoje chamado Serjão, zagueiro do Santos.

Dupla forte
Melhor equipe na pontuação da primeira temporada do Brasil GT3 Championship, a CRT terá uma nova e competitiva formação para a temporada de 2008. O paulista Rafael Derani, que em 2007 fazia dupla com o ex-campeão de Stock Car Alencar Jr., terá como companheiro o passo-fundense Cláudio Ricci, considerado piloto mais rápido da categoria no ano de estréia quando foi parceiro de Walter Derani. A nova dupla continuará a utilizar o bela e veloz Ferrari F430.
(Foto: divulgação)

Cabeça um
O passo-fundense Marcos Daniel, número 105 do mundo, foi escolhido como primeiro cabeça-de-chave e enfrentará um tenista vindo da chave classificatória no challenger de Miami, evento jogado sobre o Har Tru (saibro verde) que distribui US$ 50 mil em prêmios e oferece hospedagem.

E.R.
Na vitória do Denver Nuggets sobre o Orlando Magic, por 113 a 103, na sexta-feira à noite, o pivô brasileiro Nenê Hilário não entrou em quadra. Meia-hora antes da partida, pediu licença, por tempo indeterminado, para tratar de um problema médico pessoal. O jogador passará por uma cirurgia na terça-feira e o time faz mistério sobre o que estaria provocando o afastamento. A assessoria de imprensa do jogador diz que não pode falar sobre o problema. Com média de 6,4 pontos e rebotes, Nenê atuou em 12 partidas pelo time nesta temporada. Antes, chegou a ficar 22 partidas sem jogar após passar por uma cirurgia no polegar esquerdo.

domingo, 6 de janeiro de 2008

ON # 020 - Não deu; Bairrista 1,2,3 e 4; Esporte Clube Passo Fundo; Sport Club Gaúcho


Não deu
"Tem o momento [no tênis], o nível é muito parelho." Na entrevista publicada na edição dos dias 24, 25 e 26 de ON, Marcos Daniel salientava a grande premissa do tênis: o momento. É por isso que um tenista nº 383 do mundo bate um 118 e depois um 85. Foi o que aconteceu no Aberto de São Paulo. O 383 é Thiago Alves, que já foi 95. O algoz paulista do passo-fundense nº 1 do Brasil soltou o braço e, em bom momento, seu jogo acabou encaixando, adicionado a isso uma boa dose de sorte. Marcos também vinha em bom momento. Estava em SP acompanhado da esposa e do filho (foto). Mas essa parece ser a grande virtude do esporte das raquetes, considerado pelo próprio Daniel, um "xadrez com físico": momento é tudo. Guga já venceu Roland Garros e Marcos deu trabalho a Federer.
(Foto: Miguel Schincariol/Ag. Perspectiva)

Bairrista 1
Sexta-feira. 10h30. Quartas-de-final do segundo torneio de tênis mais importante do país. Dois canais de TV a cabo. Um deles transmitia um programa diário tradicional. O outro, a esperança, a Copa Hopman - um torneio de seleções de tênis disputado na Ásia. Tudo bem, participavam tenistas melhor ranqueados, mas quando se tem um torneio promovido em casa, reunindo a maioria dos batalhadores da modalidade no país, tendo inclusive o número 1 do Brasil em quadra, parece-me no mínimo um desprestígio aos nossos atletas e à organização de um evento como esse. Principalmente depois quando se cobram atitudes. Mas há quem pense o contrário.

Bairrista 2
Ok. Tudo bem. Quem sabe uma nota, uma informação, no programa diário esportivo mais popular do país. Nada feito. Os esportistas reclamam. Alguns são mais reconhecidos fora do país, do estado, da sua cidade natal. E se Marcos Daniel fosse paulista ou se mudasse para SP, seria diferente? Sequer a mídia da Capital dá importância, tanto que um dos principais sites gaúchos noticiava resultados do Torneio de Adelaide, na Austrália. No sábado e no domingo, as semifinais e final do Aberto de SP foram transmitidas pelo canal de TV a cabo. Um tanto oportuno participar da festa só na hora do parabéns. Vamos ver como será hoje, com a vitória do paulista Thiago.

Bairrista 3
Ainda no período natalino, o jornalista Hiltor Mombach criticava nossos canais de TV por terem transmitido jogos de menor expressão das rodadas do italiano e do espanhol, ao invés dos superclássicos Milan e Internazionale, Barcelona e Real Madrid. Daqui a pouco vai ter pay-per-view (pague para ver) desses campeonatos também.

Bairrista 4
Na semana passada, em programa esportivo radiofônico, o jornalista Nando Gross fez a pergunta: "Você gaúcho, vai torcer para qual brasileiro nessa Libertadores 08: a) Flamengo, b) Fluminense, c) São Paulo, d) Santos, e) Cruzeiro, f) qualquer outro". O resultado já era esperado: mais de 50% dos ouvintes não pestanejaram e foram direto para opção "f". Sequer Renato Gaúcho salvou.

Esporte Clube Passo Fundo
Nesta sexta-feira haverá o jantar comemorativo aos 22 anos do clube, aniversariante do dia anterior, 10 de janeiro. No CTG Lalau Miranda, ao valor de R$ 15, haverá a apresentação do plano de arrecadação de recursos que, promete a diretoria, atingirá todas as camadas da sociedade passo-fundense. Depois do fracasso no Fest Chopp Tricolor, a comunidade terá mais uma chance de mostrar se quer futebol na cidade em 2008. A Segundona tem previsão de início para março.

Sport Club Gaúcho
Através de e-mail, o advogado Gilberto da Silva Moysés acrescenta dados sobre a situação jurídica que envolve Sport Club Gaúcho e estádio Wolmar Salton. "A respeito de matéria veiculada na página dos esportes de ON, de 21 de dezembro de 2007, cumpre-nos informar que além do recurso impetrado pelo INSS, o Excelentíssimo Juiz da 1ª Vara do Trabalho de Passo Fundo, José Renato Stangler, suscitou conflito de competência em trâmite junto ao STJ, objetivando a declaração de qual o juízo competente (se trabalhista ou estadual), para leiloar o patrimônio do Sport Club Gaúcho, e que poderá resultar na anulação da adjudicação de todo o bem a uma pessoa só em detrimento dos trabalhadores com ações transitadas em julgado no foro trabalhista."

quarta-feira, 2 de janeiro de 2008

ON # 019 - Profissão...; Supertécnicos; A cor do futebol; "Ficamos para a história..."; "Foi meu melhor ano..."; A propósito, Feliz Ano Novo!

* Colaboração: Marcelo Alexandre Becker

Profissão: juiz de futebol
A pretensão da CBF em profissionalizar a arbitragem brasileira é mais que acertada. No Brasil, em sua maioria, das pessoas que mais cobramos, exceto os políticos, os salários são os menores - caso da segurança pública por exemplo. Não justifica atitudes desonestas, claro. Mas o futebol é rico - na minoria - e a Dona CBF idem. Não há o que discutir. Os homens do apito tem de ser isentos.

Supertécnicos
O Campeonato Paulista, que começa no próximo dia 16, tem no confronto dos técnicos um atrativo à parte, já que os principais técnicos do país estão no comando dos quatro grandes de SP. No Santos, Leão quer reviver 2002, quando lançou Diego Robinho; O Palmeiras tem a volta do estrategista Wanderley Luxemburgo, para tentar sair da fila de oito anos sem títulos; Mano Menezes tem a missão de fazer o rebaixado Corinthians forte novamente, e Muricy Ramalho quer continuar na seqüência de títulos pelo São Paulo. Por essas e outras que o paulistão é o melhor campeonato estadual do país.
(foto: Divulgação/Corinthians)

A cor do futebol
Em meu trabalho de conclusão, abordei a questão do racismo no futebol. Ao invés de soluções ou explicações encontrei mais dúvidas. O maior exemplo do amistoso entre negros e brancos,que acontece há 12 anos em Passo Fundo,é o fato de que nenhum dos amigos leva a questão em consideração. E mais, cada um decide em que equipe vai jogar, o que aumenta ainda mais a mistura benéfica da bola.
(foto: Paulo Roberto D'Agustini/ON)

"Ficamos para a história de Horizontina"
A notícia do fim da parceira da John Deere, multinacional americana, e do ECC, clube de Horizontina,tricampeão estadual de futsal, é resposta para quem ainda achava que um título, dos três vices passo-fundenses, poderia ter mantido o esporte por aqui. Além de amostra clara do decréscimo do futsal gaúcho.

"Foi meu melhor ano no automobilismo"
Cláudio Ricci, mesmo sem título, teve em 2007 o reconhecimento merecido. Um excelente profissional dentro e fora das pistas, tanto que comemorou o título do ex-companheiro de Pick Up Racing do qual foi orientador durante a temporada. Merece elogio também por manter o importante trabalho de assessoria de imprensa.

A propósito, Feliz Ano Novo!
Na semana passada vários leitores reclamaram que o meu feliz Natal ficou meio chocho, muito seco e com pouca inspiração. Puxa, desculpa hein, não precisa exagerar. Então lá vai: que 2008 traga inspiração para todos, seja no lado pessoal como no lado profissional, mas, principalmente, que o esporte na cidade seja olhado com mais carinho por aqueles que decidem e por aqueles que torcem. Para o próximo ano: trabalho, sucesso, saúde, paz e esporte. Forte abraço!
(Foto: Divulgação)