segunda-feira, 29 de outubro de 2007

ON # 010 - Jiu-Jitsu; Wolmar Salton; Futebol; Churchill; Veteranos; Seleções; Sul-Americano sub 15; São Paulo

> Jiu-Jitsu - "Paulo, inicialmente gostaria de agradecer a ótima matéria que realizou sobre o nosso esporte, que demonstrou que vocês realmente buscam informar a população bem como quebrar paradigmas e preconceitos." O e-mail é do instrutor Rafael Borba, que, muito solícito, aproveitou para convidar o pessoal da Redação para participar de um treino. Ficaram de retornar...

> Wolmar Salton - A novela que tem como enredo a área que compreende o estádio dos periquitos está longe dos últimos capítulos. Os recém-saídos do forno são: recurso do INSS, que, segundo procurador, pode anular o leilão, e pedido de penhora da quase centenária marca Sport Club Gaúcho.

> Futebol - A pesquisa da CNT/Sensus revelou o óbvio: mais da metade dos brasileiros gostam de futebol. Dessa metade, mais da metade é urubu ou timão. Alguns têm comunidade no Orkut: Corinthians - Passo Fundo, com oito membros. Já o veterano da latinha Rafi Dadia desafia: "Não tem quem não goste do Mengo!".

> Churchill - O nosso herói se tornou conhecido por um dos maiores feitos esportivos nos últimos 50 anos de Passo Fundo. Campeão da rústica do centenário, então com tímidos 16 anos, e do sesquicentenário, já com 66 experientes anos.

> Veteranos - Estive na sexta-feira (26) no galeto, temperado pelo Damian, com massa, preparada pelo ex-goleiro Pitágoras, da associação que homenageou o ex-jogador, campeão mundial pelo Grêmio, China. O atual treinador reclamou, de maneira humorada, que estava esquecido: "Uma época Passo Fundo e Espumoso brigavam pelo China. Eu sempre disse que sou passo-fundense de coração e hoje só lembram do Felipão". Além da homenagem, China recebeu a carteirinha de sócio honorário da Associação dos Gremistas, que esteve em peso para saudar o herói tricolor. Lamentável foi o baixo número de presentes ao evento, fato verificado anteriormente no Quadrangular dos Veteranos.

> Seleções - Assim como o Santa, também tenho minha meia dúzia de leitores (quiçá um dia tenha 18). Gustavo Borcioni mandou o escrete que convocaria caso fosse o "Dunga" da vez: R. Ceni (SPO); P. Baier (GOI), Breno (SPO), A. Silva (SPO), Kléber (SAN); E. Costa (GRE), T. Neves (FLU), Z. Roberto (BOT), Pedrinho (SAN); Dodô (BOT) e Dagoberto (SPO). Coitado do Eduardo Costa, ô Borcioni! Na próxima publico outra.

> Sul-Americano sub 15 - O Brasil perdeu os pontos da vitória de sábado (27) sobre o Peru por 1 a 0 no estádio Passo D'areia, em Porto Alegre (um belo gol de Coutinho, do Vasco). Tudo por que o treinador Jorge Silveira fez quatro substituições durante a partida, uma a mais do que o permitido. O resultado do jogo foi alterado para 3 a 0 para a seleção peruana. Que coisa, hein!

> São Paulo - Será campeão brasileiro na quarta-feira (31), no Morumbi, ensacando o pobre América Potiguar, cinco rodadas antes do fim. Ninguém duvida.

segunda-feira, 22 de outubro de 2007

ON # 009 - Mundial de Bocha; Seleção; F1

> Mundial de Bocha (1) - Mesmo quem conhecia pouco do esporte, esta semana pode até vibrar. Inicialmente pelo jogo, que à primeira vista parece calmo. Ledo engano. A tensão foi a tônica. Depois pela seleção brasileira, que é motivo de orgulho nacional. E por fim pelos jogadores e técnico que foram brilhantes, levando o Brasil ao inédito vice.

> Mundial de Bocha (2) - A Itália comemorou seu 9º título em 9 edições do torneio. O domínio da bocha no mundo ainda é dos seus inventores. Mas em Passo Fundo i ragazzi passaram trabalho. Dois confrontos, contra a Suíça na semi e Brasil na final, decididos no detalhe. A soberania italiana parece estar no fim. Que pena, não foi desta vez.

> Mundial de Bocha (3) - Os jogadores italianos comemoraram muito após a vitória. Deram banho de champagne nos fotógrafos e cantaram ao ritmo de Seven Nation Army, do White Stripes: "Campione del mondo!"

> Mundial de Bocha (4) - "A bocha é um dos esportes mais praticados, porém é pouco difundido." A frase é de Davi Oliveira, advogado porto-alegrense, que há cerca de 3 anos deixou as canchas para divulgar o esporte através da Revista Bocha, publicação mensal com assinaturas em todo Brasil.

> Mundial de Bocha (5) - Parabéns a todos que trabalharam pela realização e organização de um Mundial em Passo Fundo. Apesar da mídia estadual ter dado de costas, foi show de bola, ou melhor, de bocha.

> Seleção (1) - A equipe de Dunga fez o que se esperava dela. Foi pra cima e enfiou 5 no Equador, para 85 mil no Maraca, apesar da mãozinha de Vitieri, ou melhor, da falta delas.

> Seleção (2) - Ninguém comentou que após passar várias vezes o pé em cima da bola e ir à linha de fundo, o habilidoso Robinho olhou para área e tentou o cruzamento com o pé invertido. Não conseguiu, mas teve rapidez ao driblar o marcador. Merece mérito.

> Seleção (3) - Outra que ninguém comentou, foi a festa após a vitória com direito a estrutura de festa eletrônica, que durou até aproximadamente 11h da manhã do dia seguinte, quase hora de pegar o vôo de volta à Europa e ao batente.

> F1 - Kimi, the Iceman, foi o campeão de uma temporada quente, seja pela disputa na pista, nos boxes , ou ainda nos tribunais. O azarão finlandês literalmente correu por fora em Interlagos e faturou o título preparado para o excepcional, porém inexperiente, Lewis.

segunda-feira, 15 de outubro de 2007

ON # 008 - Rali; Halterofilismo; Wolmar Salton; Mundial de Bocha; Sem graça; Tênis; Eliminatórias; Brasil

> Rali - A dupla de Passo Fundo Marcus Vinicius Matzenbacker/Daniel Benvegnú Lé, com VW Gol nº 222 sagrou-se campeã do Campeonato Brasileiro de Rali de Regularidade 4x2, disputado nos dias 12 e 13 de outubro em Itajaí (SC).

> Halterofilismo - Celso Leandro foi campeão brasileiro paraolímpico no último final de semana em São Paulo. A vitória foi 3 em 1. Título, recorde brasileiro com 110 kg levantados e revanche contra o algoz da seletiva do Parapan.

< Wolmar Salton - Nesta terça-feira, em audiência no MP, segue a novela: o que faz parte do estádio de futebol? Mesmo assim, não menosprezando a causa dos proprietários, uma parte da infância de muitos periquitos já foi abaixo.

> Mundial de Bocha - Vinte e uma equipes prometem movimentar o esporte esta semana em Passo Fundo. Os brasis 1 e 2 lutarão pelo título contra os favoritos Itália, Suíça e Alemanha. Prestigie, a entrada no Play Center é gratuita.

< Sem graça - Na última sexta-feira a trupe de "humoristas" Casseta & Planeta encerrou a entrevista coletiva de Dunga na Granja Comary. Os jornalistas ficaram irados com a atitude dos comediantes que a todo instante faziam perguntas empulhativas envolvendo o próximo adversário da seleção, o Equador. Dunga, como todo gaúcho que leva o trabalho a sério, levantou-se e foi embora. Fiz questão de comentar aqui, porque essas notícias passam em branco na telinha.

> Tênis - O passo-fundense Marcos Daniel foi campeão na chave de duplas do Challenger de Quito ao lado do argentino Brian Dabul. A vitória foi de virada 2 sets a 1 sobre Ricardo Mello (BRA) e Hugo Armando (EUA).

> Eliminatórias - Começou a fase preliminar da Copa de Mundo de 2010. O Uruguai de Loco Abreu ensacolou a Bolívia, e a Venezuela, com um golaço literalmente do meio da rua, bateu o Equador em Quito. Pra quem estava acostumado com o país de Chávez ser saco de pancadas, olho neles. A Argentina mais uma vez sobrou na exuberância. Riquelme, arrebentando mesmo sem clube, foi o destaque pra quem ainda tem de lambuja Messi e Tevez.

> Brasil - A seleção de Dunga optou por defender mais que atacar e conseqüentemente sofreu mais que comemorou frente aos colombianos. O 0 a 0 foi bom resultado na tarde inspirada de Julio César e nas perdas de Rentería e Falcao.

segunda-feira, 8 de outubro de 2007

ON # 007 - Veteranos; Seleção; Olimpíadas

> Veteranos - Neste final de semana teve futebol em Passo Fundo. Teve sim e da mais alta qualidade. Pena que os passo-fundenses não quiseram ver e o publico ficou aquém do espetáculo. Diferente do que disseram, a imprensa esportiva da cidade apoiou e esteve lá, ansiosa por poder ver as histórias que até então só ouvíamos. Charanga, jogo pegado, chuva forte, invasão de cachorro, belos gols e muita emoção no reencontro de ídolos do passado fizeram parte do cenário de época montado no Vermelhão. Entre Tarcisos, Balalos, Mecas e Irineus estavam também os saudosistas e os entusiastas. Os agradecimentos especiais para os amigos Damian, Pitágoras, Agenor e Luis Carlos. Parabéns pelo trabalho da Associação e que os velhos prélios novamente se repitam muito em breve.

> Seleção - Esta semana, o rei Pelé, que segundo um amigo é aquele que apenas jogava (o que fala é o Édson) e conforme Romário: "calado é um poeta", falou a respeito da seleção convocada por Dunga para os jogos das Eliminatórias para Copa de 2010 contra Colômbia (13) e Equador (17). Disse que se a seleção quisesse poderia se servir apenas de jogadores que atuam por aqui.

Motivado pela declaração (não que apóie) e levando em consideração o momento atual, montei um lista de 11 jogadores "nacionais" (o esquema é o que vem sendo aplicado, 4-4-2): Felipe (Corinthians), apesar da má fase do time, ele se salva e é destaque; Leonardo Moura (Flamengo), pela escassez de alas pela direita ele até que não vai mal; Miranda (São Paulo), muitos falam do tal de Pirulito, mas para mim isso não é nome de zagueiro, voto no seu companheiro; William (Grêmio), constantes mudanças de companheiro não abalaram seu futebol nem a zaga tricolor; Kleber (Santos), suas boas atuações já o levaram para a meia cancha, o que é bastante comum no Brasil; Eduardo Costa (Grêmio), repatriado, mostra mais tranqüilidade em relação ao início da carreira; Hernanes (São Paulo), a aposta de Muricy é um jogador quase completo; Wagner (Cruzeiro); voltou em meio ao torneio e ajeitou a raposa; Thiago Neves (Fluminense), de contratação desacreditada a unanimidade do campeonato; Leandro Amaral (Vasco), ele foi grande promessa, caiu e voltou em grande estilo no time do baixinho; Kléber Pereira (Santos), sempre deixa o dele, basta para ser centroavante.

A seleção do estagiário do Esporte de ON e estudante de jornalismo Marcelo Alexandre Becker é Felipe (Corinthians); Wagner Diniz (Vasco), Alex Silva (São Paulo), Miranda (São Paulo) e Kleber (Santos); Richarlysson (São Paulo), Hernanes (São Paulo), Diego Souza (Grêmio) e Thiago Neves (Fluminense); Dodô (Botafogo) e Leandro Amaral (Vasco). Mande também a sua seleção apenas com jogadores nacionais para a gente através do nosso e-mail.

> Olimpíadas - Seguem as Olimpíadas Municipais Estudantis promovidas pela Secretaria de Desporto e Cultura (SEDEC). Neste final de semana foram definidas as equipes classificadas para a fase final do futsal masculino e feminino. A 2ª fase começa nesta segunda (8) no Maggi De Césaro.

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

ON # 006 - Nicolas Ceolin; Passo Fundo; Marcos Daniel; Dúvidas; Confusão

> Nicolas Ceolin - É mais um talento passo-fundense que precisou buscar guarida fora das imediações da capital do Planalto Médio, que não consegue manter vivo o futebol. Nicolas atualmente é atacante do FC Darida, da bela, mas distante capital da Bielo-Rússia, Minsk.

> Passo Fundo - Os juvenis encantaram com belas apresentações fora e no Vermelhão da Serra. Fizeram excelente campanha mediante os adversários que foram se apresentando e com a estrutura e formação que tiveram. Eles são o sustentáculo da formação de uma sonhada equipe profissional.

> Marcos Daniel - O tenista passo-fundense, conhecido batalhador, não teve ano de muita sorte dentro das quadras. Após um começo promissor, com o qual ele projetou uma participação no ranking semelhante à de 2006, quando foi 80º e encrespou a vida de Federer em um confronto, a lesão em Roland Garros (foi o único brasileiro que passou das eliminatórias) trouxe uma maré de falta de sorte. Pan, extravio de raquetes, bolada, Davis foram alguns dos insucessos.

> Dúvidas - O Ju manteve a cordialidade ante o tricolor, cada vez mais regular, que, com a derrota do Cruzeiro em casa, se aproximou da segunda colocação (3 pontos, veja tabela na página 2). Pena que aliado a isso, a vitória de virada do São Paulo no Beira-Rio aproximou ainda mais o tricolor paulista do cada vez menos virtual título nacional (12 pontos de diferença). Resta ao final de tudo saber: quem bate o São Paulo? Mano fica? Nilmar joga?

< Confusão - Uma confusão protagonizada por dirigentes de Inter e São Paulo marcou o encerramento do jogo entre as duas equipes. Os sopapos e empurrões começaram depois que o diretor de futebol do São Paulo, Marco Aurélio Cunha, deu "tchauzinho" para a torcida colorada ao término da partida. A atitude do dirigente revoltou os colorados, que foram tomar satisfações. Cunha é famoso armador de confusões em virtude de suas típicas manifestações prepotentes.