sexta-feira, 28 de março de 2008

O fim de um ciclo?

Vôlei


Em entrevista exclusiva, o passo-fundense Gustavo Endres fala sobre o atual momento no Treviso, Ricardinho na seleção, a vida na Itália e a oportunidade de disputar mais uma Olimpíada. "Possivelmente, será minha última participação pelo Brasil. Tenho que dar mais atenção à minha família", revelou

Sem querer, a intenção do meio-de-rede Gustavo de encerrar seu ciclo na seleção brasileira de vôlei, treinada por Bernardinho, chegou em nossas mãos. Na ação de contatar o que é o nosso maior expoente no esporte, a Confederação Brasileira de Vôlei e até a Companhia Telefônica Italiana foram acionadas, até que nossa reportagem finalmente conseguiu, por telefone, conversar com o jogador.
Mostrando a habitual calma e tranqüilidade, diferente da velocidade que o vôlei de alto nível apresenta, o atleta, um dos líderes e mais experientes da geração vitoriosa da modalidade no Brasil, explicou os motivos que o levaram a tomar a decisão de não defender mais a seleção.

O Nacional - Como você está aí no Treviso? E o Murilo (Endres, irmão) no Modena?
Gustavo Endres - Vou para Polônia amanhã [sexta-feira] disputar o final four do Europeu de Clubes. Enfrentamos o Piacenza, do Serginho [líbero da seleção], e, se vencermos, enfrentamos na final o vencedor do confronto entre um time russo e outro polonês. No Italiano estamos em terceiro. Faltam três jogos para o fim da primeira fase. Depois tem um octogonal final. As coisas melhoraram bastante depois da vinda de mais um brasileiro: o Renan [Dalzotto, técnico brasileiro]. O Modena do Murilo está com problemas: o Ricardinho [levantador, ex-seleção] se lesionou, então eles estão com um reserva. Estão em nono aqui. Mas não podem reclamar. Foram campeões de outro torneio de clubes europeus.

ON - Falando em Ricardinho, acredita ser possível a volta dele para a seleção?
GE - Sinceramente não. Mas não gostaria de falar muito sobre isso. Muita gente que o defende não sabe de coisas que aconteceram dentro da seleção. Então a decisão é do Bernardinho.

ON - Quando a seleção se apresenta para as finais da Liga Mundial e Olimpíadas?
GE - Acredito que em maio nos reunimos para começar os treinamentos. Inicialmente temos os compromissos da Liga Mundial. Primeiro jogamos em casa contra a Sérvia e depois saímos para jogos fora contra França e Venezuela. Mas como vamos ser sede da fase final, já estamos classificados. Será um grande teste para ver como está nosso nível para as Olimpíadas, que é nosso principal objetivo. Mais especial para mim, já que deve ser meu último compromisso pela seleção.

ON - Quais são os motivos dessa decisão?
GE - Ainda não é definitivo. Tenho que sentar e conversar com o Bernardinho. Mas acho que tenho que dar lugar aos mais novos. O Brasil forma todos os anos excelentes jogadores. Para minha posição [meio-de-rede] temos o Lucas [Ulbra] e o Eder [Cimed-SC], que estão conosco na seleção, e o Renato Felizardo, que está num ótimo momento aqui na Itália. Além disso tem a questão da família. São 12 anos nessa barca. Quando não estamos nos clubes, estamos na seleção. Então acho que tenho que dar mais atenção a esse lado. Será difícil, pois é uma vida a serviço do Brasil, mas com o apoio da Raquel [esposa] e do Eric e do Enzo [filhos], vou conseguir superar.

ON - Aos 32 anos, você já vislumbra o pretende fazer quando deixar também as quadras?
GE - Para falar a verdade ainda não. Tenho mais dois anos de contrato com o Treviso e pretendo cumprir. Depois ainda penso em jogar algumas temporadas no Brasil, preferencialmente por algum time do Rio Grande do Sul. Enquanto estiver bem fisicamente não tem porque pensar em aposentadoria. Não sei se vou ser técnico ou dirigente, mas vou continuar trabalhando com vôlei.

Principais títulos
> Sul-Americano Juvenil - 1994
> Sul-Americano - 1997, 1999, 2001, 2003 e 2005
> Pan-Americano - 2007 (Rio)
> Copa dos Campeões - 1997 e 2005
> Copa América - 1998, 1999 e 2001
> Liga Mundial - 2001, 2003, 2004 e 2005
> Campeonato Mundial - 2002 e 2006
> Copa do Mundo - 2003
> Olimpíadas - 2004 (Atenas)

Nenhum comentário:

Postar um comentário