segunda-feira, 10 de setembro de 2007

ON # 003 - Capoeira; Vôlei; Terceira Idade; Felipe

> Capoeira - o esporte cresce a cada dia fora do Brasil. A "moda" aqui já foi mais forte. Porém, o que os verdadeiros capoeiristas menos querem é ter esse rótulo: moda, físico, comercial, turismo, violência. Segundo eles a capoeira se expande no exterior porque lá se desenvolve a cultura, que é a essência desse esporte genuinamente brasileiro.

> Vôlei - a seleção brasileira de vôlei é campeã do sul-americano. Até o fechamento desta coluna o jogo ainda não aconteceu. Poderia ser preciosismo da minha parte, mas é lugar comum afirmar com antecipação o fato. O Brasil não perdeu nenhum um set, bateu a Venezuela (o adversário mais perigoso) e teve na final a Argentina, que não é mais aquela de Milinkovic e Webber. A vaga olímpica já esta assegurada para os irmãos Gustavo e Murilo Endres, este último aliás, surge como sucessor de Giba.

> Terceira Idade - um "barato" a 3ª edição do Campeonato Municipal de Jogos Adaptados. Para quem não sabe, são esportes como câmbio (espécie de vôlei com menor velocidade), bocha, bolão, entre outros. A Terceira Idade movimenta cerca de 3 mil pessoas em Passo Fundo. Mais de 350 participaram do evento que cresce a cada ano. É contagiante a animação dos sexa, septua e até octagenários, praticando esportes, se relacionando e principalmente mantendo a mente ativa. Os vencedores são todos.

> Felipe - o rápido e impetuoso atacante que foi goleador do campeonato gaúcho, hoje é ídolo no futebol nordestino. Abraçou as cores do Náutico (exceto pelo verde, as mesmas do Passo Fundo) e vive uma boa vida em Recife. Franzino, simples e humilde aos 18, hoje aos 29 anos, Felipe não abandonou suas principais qualidades, mas admite ter mais experiência e traquejo com as coisas da vida. Apesar da distância, quer ao final da carreira, voltar à pequena Ernestina e quem sabe jogar pela última vez com a camisa do clube, que apesar das desavenças, o lançou para o futebol.

Nenhum comentário:

Postar um comentário