segunda-feira, 15 de dezembro de 2008

ON # 069 - Rivalidade; Hinchas passo-fundenses; Boleiras

Rivalidade


A exemplo de Porto Alegre, a paixão pelo futebol em La Plata divide-se entre um azul, Gimnasia y Esgrima, e um colorado, o Estudiantes. As gozações são parecidas, como não poderia deixar de ser. Após o final do jogo entre Grêmio e Atlético-MG, um avião sobrevoou o Olímpico com uma provocação colorada. A mesma coisa aconteceu no estádio Ciudad de La Plata quando a "hincha" do Gimnasia aproveitou a partida contra o Boca para brincar com os tradicionais rivais.

(Foto: Divulgação)


Hinchas passo-fundenses


Mas o glorioso GELP, o Gimnasia y Esgrima, tem "hinchas" até em Passo Fundo. E não foi depois da final da Sul-Americana. Um grupo de amigos escreveu uma carta ao clube argentino e foi correspondido. Confira: "Estimado Felipe. Brigado por escrivir. Nos llena de orgullo que nos hayan elegido para ser hinchas de nuestro Club. Nos llenó de alegría el título conseguido por el Internacional. Hubo muchos festejos en nuestra ciudad, claro, de la torcida de Gimnasia. Le envio muchos saludos y estamos en contacto con "Degas". Saludos. Martín Villa. Departamento de Comunicación Institucional Club de Gimnasia y Esgrima La Plata. Argentina."

A carta foi escrita pelo amigo Felipe Abal a pedido de outro amigo, Bernardo Branco, presidente dos Degas, nome carinhoso dado ao grupo criado em 2007. O apreço pelo GELP veio após a Libertadores do mesmo ano, quando o atacante uruguaio Sergio Leal comemorou um gol puxando um baralho de truco para jogar.

(Foto: Divulgação)


Boleiras


Pouca gente lembra mas, na fatídica final de 1998, depois que o maior jogador francês, Zinedine Zidane, liquidou a seleção de Zagallo com dois gols de cabeça - a mesma que depois nocauteou Materazzi em 2002, sem manchar a brilhante carreira -, o golpe de misericórdia do retumbante 3 a 0 foi dado pelo volante cabeludo Emmanuel Petit. Além do título mundial, Manu conquistou a atriz francesa Agathe de La Fontaine, uma das 50 mulheres de jogador de futebol mais sexies do mundo. Aos 36 anos, seus principais "títulos" foram as atuações no premiado Run Lola Run e Love in Paris, seqüência de 91/2 Weeks. Ainda sobre a fatídica decisão, o Pequeno foi o autor do cruzamento para o primeiro gol de Zizou. O de Manu, o terceiro, foi apenas o segundo pelos Bleus e somente o milésimo da história da federação. Nas palavras do próprio Petit: "Todos pensam que aquele foi o momento mais feliz da minha vida, mas a emoção de marcar um gol sobre o Brasil foi tanta que eu não soube o que fazer. Não lembro de muita coisa depois de chutar em gol, o que é uma pena, afinal, era eu ali." O canhoto nascido em 1970 começou no Mônaco, passou por Arsenal e Barcelona até encerrar a carreira no Chelsea, há três anos. Manu tem uma ligação íntima com o Brasil: seu tio Christian reside há 30 anos no Rio. Petit tem dois primos cariocas.

(Foto: Divulgação)

Nenhum comentário:

Postar um comentário