quarta-feira, 2 de abril de 2008

Um novo Pato?

Promessa


Depois da revelação vendida ao Milan com apenas 17 anos, o Inter blinda outra promessa milionária: Tales. A preocupação é tão grande que no site oficial do clube há poucas informações sobre o garoto. Mas o jogador demonstra tranqüilidade, mesmo sabendo da pressão sobre ele. Confira a entrevista exclusiva com o melhor amigo de Pato, que tem o pai como único empresário

O Nacional - Como você começou a jogar futebol?
Tales - Comecei jogando futsal numa escolinha. Um olheiro me viu e convidou para fazer um teste no futebol de campo do Inter. Fui e estou lá desde os 9 anos. Tenho a sorte de poder morar com a minha família em Porto Alegre. Nunca precisei morar em concentração. Nas categorias de base tive bastante destaque. Jogava sempre em uma categoria acima da minha idade. Acho que isso facilitou para que eu fosse promovido cada vez mais cedo. Estou acostumado a dividir com jogadores mais altos, mais fortes, mais velhos, mais experientes, e já não vejo mais isso como problema.

ON - Como é jogar pelo seu clube do coração?
Tales - É gratificante, ainda mais sendo um clube de expressão como o Inter. Participando das competições ou mesmo estando lá dentro você sente a grandeza do clube. No dia-a-dia você percebe a diferença ouvindo as histórias de outros jogadores em outros clubes e vê o quão é bom participar da história de um clube como o Inter. O clube que amo e que minha família torce desde sempre.

ON - Em 2006 você ficou conhecido pela sua amizade com o Pato. Desde quando vem isso?
Tales - Desde que ele entrou no Inter em 2002/03. Eu jogava numa categoria acima, que é a dele, para nascidos em 1989. Ele chegou para fazer teste, a gente se conheceu, ficou muito amigo. Disputamos várias competições juntos. Converso com ele quase todos os dias pelo MSN (programa de mensagens instantâneas). Falamos depois dos jogos. Conversamos sobre futebol e outras coisas.

ON - Você sente o peso de substituí-lo como promessa no Inter?
Tales - Até por não sermos da mesma posição, não me vejo como substituto dele. Talvez como um jogador jovem das categorias de base do Inter, que tem essa imagem, me sinto orgulhoso. Mas acho que não tem muito a ver fazer esse tipo de comparação pela nossa posição. Pelo talento fico orgulhoso por ele ser o jogador que é. Eu estou começando agora e ele já é, na minha opinião, uma afirmação no mundo inteiro, o que me deixa muito contente. Mas não fico preocupado em relação a isso. Sei que tem isso dentro do Inter e por parte da torcida, mas estou bem tranqüilo, sei que isso é reconhecimento pelo futebol que mostrei então percebo que tenho condições para continuar provando isso e fazer o melhor como sempre tentei fazer, sem problemas.

ON - O Inter tem um elenco forte e bastante concorrência no meio-campo. O Pato inclusive foi reserva nos profissionais. Como buscar uma vaga no time de Abel Braga?
Tales - É um pouco complicado, porque o Inter está num ótimo momento, principalmente no meu setor e na parte ofensiva. Mas sinto que aos poucos as coisas vão acontecer para mim. Vou procurar fazer que sempre fiz, por isso estou sendo valorizado, e tenho certeza que será da forma mais certa.

ON - Você se espelha em jogadores na sua posição?
Tales - Gosto muito do Ronaldinho, que passa por um momento ruim, mas insisto em defendê-lo em qualquer discussão. Acredito muito no talento dele. Gostava muito também do Zidane e hoje do Pirlo, que não é da minha posição, mas tem uma visão de jogo fantástica, e eu admiro muito isso.

ON - O que você pretende a curto e longo prazo?
Tales - Como já vem de algum tempo espero conseguir me manter na seleção, fazer um bom trabalho nas convocações e aos poucos conquistar meu espaço aqui no Inter, agora numa nova fase entre os profissionais, para conseguir o que sempre sonhei que é jogar pelo profissional do clube que amo, que é o Inter, e poder representar o Brasil, meu país, pela seleção principal.

ON - Você deve pensar em jogar no exterior. Quem sabe reeditar a dupla com o Pato?
Tales - Sem dúvida. Isso é sonho e acho natural que qualquer jogador pense e até planeje jogar no exterior, mas primeiro tem muitas coisas a acontecer aqui, estou apenas começando ainda, quero procurar me firmar bem no Inter, depois pensar uma possível transferência para fora que seria ótima e jogar com o Pato então seria melhor ainda.

ON - Freqüentando as seleções de base desde 2005, o sonho de vestir a camisa principal aumenta?
Tales - É um dos meus maiores sonhos, desde que comecei a jogar bola o desejo é representar o meu país numa competição internacional, numa Copa do Mundo, vestir aquela camisa é um privilégio muito grande. Até mesmo nas seleções de base já dá pra sentir o gostinho, é uma sensação diferente do clube. Em todos os lugares do mundo você passa com o uniforme da seleção e vira os centro das atenções. É muito gratificante para mim ainda garoto poder vestir a amarelinha.

ON - Pensa na Copa de 2010 ou só na de 2014?
Tales - Procuro não estipular datas na minha vida como dizer que vou estar na Copa de 2010 ou 2014. Vou procurar jogar meu futebol, agora que estou começando entre os profissionais, é essencial você estar firmado no clube, não basta ser promessa das categorias de base, para com o tempo também conseguir minha oportunidade na seleção principal e poder realizar meu sonho.

Ficha técnica
Nome: Tales Tlaija de Souza
Idade: 18 anos
Altura: 1,69 m
Peso: 68 kg
Posição: meia
Clube: Internacional
Características: visão de jogo e habilidade

(Foto: Alexandre Lops/Internacional)

Nenhum comentário:

Postar um comentário