segunda-feira, 2 de julho de 2007
Um pouco de estória
O hoje árbitro de futsal credenciado pela Federação Internacional de Futebol, quando mais jovem, nas peladas com os amigos, sonhava em ser o centroavante, o goleador da equipe. Quisera o destino que Tales Ferreira Goulart e sua pouca habilidade o levassem para a goleira, ou mais frequentemente para o apito. Ex-goleiro dos juniores do Glória de Vacaria, ele morava em Passo Fundo e cursava Faculdade de Educação Física. Começou apitando competições internas de futsal da Faculdade. Gostou de sua participação e continuou apitando até ser convidado para ingressar na equipe de árbitros dirigida pelo Professor Claudionor Ramos, o Chorão. Então se tornou profissional apitando além do futsal, jogos de futebol de campo e futebol sete. O instrumento que o levaria pelo mundo, não o separaria de sua maior paixão: o futebol.
Conhecedor das regras, calmo e com personalidade para ser a autoridade, sem ser autoritário, Tales percebeu que poderia alçar vôos mais altos. Em 1994 realizou curso de arbitragem promovido pela FGFS (Federação Gaúcha de Futebol de Salão) em Caxias do Sul. Já integrando o quadro da Federação seu primeiro jogo foi uma prova de fogo. Sercesa e Itaqui, na época dois grandes times que disputavam o título. Partida arbitrada ao lado do experiente Paulo Veeck.
A experiência foi sendo adquirida apitando jogos do estadual séries ouro, prata e bronze, em ginásios pequenos, com torcedores furiosos, separados do árbitro apenas por uma rede, enfrentando jogadores malandros e dirigentes apaixonados. Em 1997 foi promovido ao quadro da CBFS (Confederação Brasileira de Futebol de Salão). Apitou as semifinais e a final da Liga Nacional entre Atlético Mineiro e Banespa com o Ginásio Mineirinho lotado por mais de 30 mil pessoas. Também trabalhou no Campeonato Brasileiro de Seleções, Taça Brasil de Clubes, semifinais e finais das séries Bronze e Ouro do Estadual e no final da temporada foi eleito o melhor arbitro de futsal do Rio Grande do Sul. Com o trabalho logo surgiu a indicação para o quadro de árbitros da FIFA em 2001. Foi o primeiro gaúcho a conseguir tal distinção no futsal.
O primeiro jogo como arbitro da FIFA foi um amistoso entre Brasil e Argentina no Ginásio Municipal de Tramandaí. Tales passou a apitar Campeonatos Sul-Americanos de Clubes, Campeonatos Mundiais de Clubes, Copas Internacionais, passando a viajar pelo mundo para países como Argentina, Uruguai e Japão.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário