sexta-feira, 14 de novembro de 2008

Para não deixar dúvidas

Passo Fundo: apuração confirmou a primeira vitória da história do clube sobre a dupla


Depois da importante vitória do Passo Fundo sobre o Grêmio, no sábado chuvoso, no centro de treinamentos de Eldorado do Sul, pelo returno da Copa Lupi Martins, que garantiu a classificação do clube para a próxima fase da competição, uma dúvida pairou no ar: seria o primeiro triunfo do Tricolor do Planalto Médio sobre um representante da dupla Gre-Nal? Mal sabiam o meia Teilor, que marcou o gol em linda cobrança de falta, e o goleiro Vágner, que defendeu um chute à queima-roupa no último minuto, que eles estavam entrando para a história de 22 anos do Passo Fundo.

"É histórico mesmo"

O radialista Luiz Carlos Carvalho, da rádio Planalto, que, segundo ele, acompanha o Esporte Clube Passo Fundo desde o primeiro jogo oficial, um amistoso contra o Pampeiro, em 1986, atesta: "É histórico mesmo. O Passo Fundo obteve contra o Grêmio a primeira vitória em 22 anos de história de confrontos contra a dupla Gre-Nal". O que pode ter gerado dúvida, por isso Carvalho esclarece: "Em 1989, o Tricolor do Planalto Médio derrotou o Tricolor da Capital por duas vezes no Gauchão, mas nos pênaltis, já que no tempo normal houve empate. Inspirado na Copa União, naquele ano, o certame estadual determinava a decisão por penalidades máximas em caso de igualdade no tempo normal, ofertando um ponto de bonificação para o vencedor da disputa extra".

Primeira "vitória"

"No Olímpico, na fase de classificação, houve empate por 2 a 2: Cristóvão e Paulo Egídio marcaram para o Grêmio e Luiz Freire e Casanova igualaram. Nos pênaltis, vitória do Passo Fundo (Cuca perdeu, chutando na trave e Cabrinha decidiu, chutando fora do alcance do goleiro Mazzaropi)."

Segunda "vitória"

"Na primeira rodada do hexagonal final houve empate sem gols no Vermelhão da Serra. Nos pênaltis, outra vitória do Passo Fundo. Dessa vez, o goleiro Clodoaldo foi o destaque, defendendo a cobrança de Luiz Eduardo. Porém no returno, o Grêmio venceu por 1 a 0 no Olímpico, gol de Kita. O Tricolor da Capital acabou pentacampeão gaúcho."

Ao Passo Fundo restou a melhor participação em campeonatos estaduais: um 6º lugar no hexagonal final, com um time que tinha Cabrinha, Cláudio Freitas e Luis Freire, como complementa Ari Machado, também radialista da Planalto.

Internacional invicto

Carvalho segue relembrando o confronto com o Internacional naquele mesmo ano: "Diante do Inter, pelo mesmo hexagonal final, o Passo Fundo também empatou sem gols no Vermelhão da Serra. Na decisão por pênaltis, o goleiro Cláudio Taffarel defendeu a cobrança do volante Tim", finaliza.


Vitória só do 14

O escritor Marco Antônio Damian, que se dedica à pesquisa do futebol do interior do estado e, em especial, a história dos clubes de Passo Fundo, confirma que a vitória do final de semana foi mesmo a primeira do, agora, Tricolor sobre um dos grandes da Capital. Ele informa ainda que o 14 de Julho, clube extinto que originou o Passo Fundo, venceu tanto Grêmio como Internacional: "No Gauchão de 1971, o 14 venceu o Inter no Vermelhão da Serra por 1 a 0, gol do centroavante Pedrada, que estava emprestado pelo Grêmio. Em 1977 foi a vez do Grêmio que sofreu o mesmo 1 a 0, também em Passo Fundo, gol do Zé Augusto, irmão do Luis Freire. O técnico do clube da cidade era Aparício Viana e a partida foi amistosa, como preparação para o Estadual daquele ano. O Grêmio do técnico Telê Santana vinha com o time titular que tinha Eder e André Catimba."


Nota do editor

Tanto Grêmio como Inter, e até mesmo o Juventude, disputam a Copa Lupi Martins com equipes formadas por reservas e juniores, que têm, além de vigor, muito entrosamento. O Grêmio é líder da chave 1 com 29 pontos, à frente de equipes como Caxias - também derrotada pelo Passo Fundo com o mesmo plantel que há pouco disputava a Série C - Novo Hamburgo e Ulbra. O Tricolor da Capital estava invicto dentro de casa e tinha apenas uma derrota: 3 a 2 para o Novo Hamburgo.


Reportagem publicada em O Nacional no dia 28 de outubro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário